A RESPONSABIDADE DA CRIAÇÃO
Deus altíssimo diz na surata At-taghabun:
14- Ó fiéis em verdade, tendes adversários entre as vossas mulheres e os vossos filhos. Precavei-vos, pois, deles. Porém, se os tolerardes, perdoarde-los e os indultardes, sabei que certamente Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Os pais carregam a responsabilidade fundamental na criação de seus filhos, se eles se esforçarem e derem uma boa educação, teremos uma geração de jovens crentes em Deus e que irão erguer a bandeira pela sua causa, e se eles não forem dignos desta responsabilidade, teremos uma geração de jovens que trará o fracasso e a derrota para toda a nação muçulmana. O profeta Muhamad (s.a.s.) nos deu a base para a criação, e nos mostrou que nossos filhos vem a este mundo puros, e cabe a nós educá-los com sabedoria e prudência. Disse o profeta, todas as crianças nascem inocentes e puras e naturalmente na crença da unicidade de Deus, e os seus pais os formataram e os tornarão, judeus, cristãos, muçulmanos ou adoradores do fogo ou de ídolos.
No século passado, um cirurgião turco, não muçulmano, quando analisava o coração de um paciente em uma cirurgia, descobriu que em uma região especifica a palavra Allah estava escrita em árabe, e isso foi o motivo de sua conversão para o islamismo, e esse fato foi divulgado para todo o mundo, e isso pode estar no coração de qualquer ser humano.
Deus louvado seja diz no alcorão que os incrédulos têm o coração insensível, e tem olhos com os quais não enxergam, e tem ouvidos com os quais não ouvem e estas pessoas se tornam como animais ou mesmo pior que elas.
Para que possamos criar bem os nossos filhos é necessário atender a duas condições: A da fé, e do comportamento ou educação, por isso logo que nascemos é feito o azen no ouvido direito e o icama no esquerdo para que a palavra da unicidade seja inserida no coração da criança desde cedo. O profeta Muhamad (s.a.s.) pediu para que recepcionássemos os nosso filhos logo quando nascem com a palavra “La Illaha Illa Lah”, e posteriormente os acostumem a acatar as ordens de Deus. Disse o profeta, ordenem que seus filhos rezem a partir dos setes anos e os obriguem a partir dos dez e sempre que possível, tragam os seus filhos para as mesquitas para que desde cedo o islamismo faça parte de suas vidas e para que seus corações sejam tomados pelo amor a Deus.
Não condenem seus filhos, se quando eles tiverem quinze anos ou mais, não fizerem as orações e nem se voltarem para Deus, condenem a vocês mesmos, portanto reflitam e meditem na confiança que lhes foi incumbida, e não esqueçam que o profeta nos recomendou, para que nossos filhos sejam bem criados, é necessário que a criação seja fundamentada em três pontos:
Amar o seu profeta, a sua família e ler o alcorão.
Tall-hha, companheiro do profeta Muhamad (s.a.s.), com apenas doze anos de idade sempre vivia na companhia dele, e o amor que sentia era tão grande, que sempre estava colado ao profeta, e dizia que acataria qualquer ordem que o profeta lhe desse, e o profeta testando a Tall-hha, disse-lhe , traga a cabeça de seu pai, e logo saiu ele em disparada para cumprir a ordem recebida, e o profeta lhe chamou e disse , volte pois eu nunca ordenei para que ninguém matasse seus pais, e o profeta teve a comprovação da veracidade do amor de Tall-hha. Após alguns dias, Tall-hha veio a adoecer de uma enfermidade fatal, e sabendo da condição dele o profeta foi a sua casa lhe visitar e o encontrou inconsciente em seu leito de morte, chorou o profeta por ele e pediu para que seus pais o chamassem se ele viesse a falecer naquela noite, para que orasse por Tall-hha. Após a partida do profeta, Tall-hha acordou e perguntou se alguém o tinha visitado, e os seus pais disseram que o profeta havia estado com ele e havia ordenado que se algo viesse a acontecer naquela noite para que o chamassem. Mesmo se encontrando no estado de enfermidade terminal, Tall-hha pediu para que não o chamassem, por temer pela segurança do profeta, pois ele residia em uma região habitada pelos seus inimigos, e que fossem avisá-lo somente na manha seguinte. Faleceu Tall-hha naquela noite, e os seus pais o enterraram, e no dia seguinte foram ao profeta em lagrimas e lhe comunicaram o falecimento de seu filho, o profeta pediu que o levassem até o seu tumulo, e quando lá chegaram, chorou tanto, que a terra ficou encharcada com as suas lagrimas, e o profeta suplicou para que Deus recepcionasse a Tall-hha no paraíso.
Caros irmãos é necessário que criemos os nossos filhos com este mesmo amor pelo profeta e pelos seus atos, para que sejam capazes de arcarem com a responsabilidade da nossa religião.
(ARCI. 06/07/07)
CONVICÇÃO EM DEUS
Deus altíssimo diz no seu livro sagrado na surata “Al-Bácara”:
1- Alef, Lam, Mim.
2- Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus;
3- Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos;
4- Que crêem no que foi revelado, no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida.
Um dos fatores que faz com que a nossa convicção em Deus aumente é a observância deste universo, e outro fator primordial é quando as leis da natureza não seguem o seu curso natural por interferência divina, como por exemplo, quando a água não afoga, quando o fogo não queima ou mesmo quando a faca com seu gume afiado não corta, e assim por diante.
Podemos exemplificar alguns destes acontecimentos com o profeta Ibrahim, que a paz de Deus esteja com ele, quando com apenas dezesseis anos de idade foi atirado ao fogo e Deus ordenou que o fogo não o queimasse, ou a faca com a qual ia sacrificar seu filho Ismael, perdesse o seu poder de corte e não o degolasse, e com o profeta Jonas que a paz de Deus esteja com ele, quando foi engolido por uma baleia e Jonas suplicou para que Deus o salvasse, e Deus ordenou para que ela não o devorasse e para que não se afogasse no seu interior, e saiu são e salvo. Observamos também com o profeta Moises, que a paz de Deus esteja com ele, quando vagava com o seu povo pelo deserto e todos estavam sedentos e não havia água, e Moises jogou o seu cajado contra uma rocha e brotou dela doze fontes de onde todos beberam e saciaram sua sede, e também com nosso profeta Muhamad (s.a.s.), quando ele e seus companheiros estavam em uma batalha, sem água, e todos estavam com sede, e o profeta pediu que lhe trouxessem uma vasilha com apenas algumas gotas, e dela brotou água para todos, e estes fatos são motivos para que todos tenham suas convicções em Deus fortalecidas.
Havia uma mulher que sempre quando visitava Aicha (R.A.A.), em suas conversas sempre jurava dizendo, por Aquele que devolveu o precioso manto, e certa vez Aicha lhe perguntou o motivo daquele juramento, e ela lhe explicou que quando trabalhava na casa de uma família, ocorreu um fato que quase culminou com a amputação de sua mão, após ter sido acusada de roubo, em conseqüência de uma águia ter levado da área da casa de seus patrões este manto, e todos suspeitaram que ela o havia roubado, e quando a sentença estava prestes a ser executada ela suplicou dizendo, Deus a minha convicção em Ti é imensa, e o Senhor foi quem me colocou nesta situação e pro Senhor eu rogo para que dela me tire, e a ave retornou e jogou o manto sobre eles, a inocentando.
A falta de convicção em Deus faz com que deixemos de cumprir suas ordens e nos afasta do seu caminho, e faz com que o ser humano cometa todo tipo de transgressão contra o seu Criador e contra o seu semelhante, por isso devemos ter sempre a convicção de que Deus é quem nos sustenta, e é Ele quem nos ampara e nos salva quando a Ele recorremos com fé e sinceridade, e é a Ele a quem prestaremos conta de todos os nossos atos no dia do juízo final
(ARCI. 13/07/07)
JOVENS MUÇULMANOS
Deus altíssimo diz no alcorão sagrado na surata Al munaficún, versículo 9:
- Ó fiéis, que os vossos bens e os vossos filhos não vos alheiem da recordação de Deus, porque aqueles que tal fizerem, serão desventurados.
Hoje em função de o ilícito estar se disseminando entre os jovens como sendo algo normal, temos por obrigação de estarmos atentos a eles e orientá-los, principalmente agora que as férias escolares estão chegando, e a tentação para desvirtuá-los são muitas.
Saibam que os jovens são a veia principal da nação islâmica e o centro dela, se eles fraquejarem, a nação ira fraquejar e se eles se perderem a nação se perderá, logo se eles buscarem o aprimoramento de seus conhecimentos e das suas consciências e de sua educação, toda a nação muçulmana irá se beneficiar, pois quem deseja a destruição do islamismo, só alcançara seu objetivo se conseguir utilizar os jovens, e qualquer que seja o fim desejado, seja ele para o bem ou para o mal, obrigatoriamente terá que contar com a participação deles.
Jovens a posição que vocês ocupam é fundamental e tenham como exemplos os que lhes precederam e observe como eles influenciaram a sociedade em que viveram, no conhecimento, na consciência e na educação.
No que diz respeito ao conhecimento, precisamos saber que os companheiros do profeta, e os que vieram posteriormente a eles, sempre procuraram se aperfeiçoar tanto no setor material como no espiritual, e um exemplo é o imam Chafig que se tornou mufti com apenas 15 anos de idade e o imam Malek, decorou os ditos do profeta Muhamad (s.a.s.) com apenas 12 anos de vida, e muitos outros.
Em relação à consciência, iremos encontrar neles verdadeiras fortalezas, veremos que estavam acima de qualquer tentação mundana, enquanto que os jovens de hoje, em sua grande maioria, praticam atos que vão contra os princípios islâmicos, se justificam dizendo que isto é normal, pois vivem no Brasil e isso acaba se tornando parte do seu cotidiano e muitos consomem a carne de porco e bebidas alcoólicas e freqüentam boates e similares, e chegam até mesmo a fazer piadas da sua própria religião e do alcorão, e renegam a sua consciência para último plano. Um exemplo de consciência inabalável temos quando Abdulah Ibin Hudafa, ele e um grupo de muçulmanos foram capturados pelo exercito de Roma, e o imperador tentando desvirtuá-lo ofereceu-lhe a metade de seu império, das suas riquezas e as mais belas jovens, desde que ele deixasse a religião de Muhamad, porém Abdulah recusou, então ordenou o imperador que o colocassem em uma cela, e proibiu que o alimentassem ou dessem de beber, e quando a fome e a sede já eram insuportáveis, deram-lhe carne de porco e bebida alcoólica, mesmo assim ele não comeu e nem bebeu, e isso chegou aos ouvidos do imperador e ordenou ele que o trouxessem até a sua presença, e acorrentado e algemado o levaram até ele, tentando amedrontá-lo, colocaram um caldeirão com óleo fervendo, e ordenou o imperador que trouxessem um dos muçulmanos que haviam sido capturados e o jogaram dentro do caldeirão, e rapidamente a sua carne se dissipou restando apenas os ossos, e Abdulah começou a chorar e o imperador pensando que ele chorava de medo pediu que ele se aproximasse, porem sabendo Abdulah o que o imperador pensava, disse-lhe que ele não chorava de medo e sim pelo seu companheiro ter entrado no paraíso antes dele, e este era um dos exemplos dos jovens da nação muçulmana.
No que diz respeito à educação, eram exemplos em todos os sentidos, e dentre eles citamos Fadalah, que certa vez foi ao encontro do profeta, e diante dele e de seus companheiros de forma inocente disse que fazia todas as orações, jejuava e cumpria com todas as suas obrigações religiosas, porém queria que o profeta permitisse que ele praticasse o adultério, o profeta lhe perguntou se ele admitia que alguém fizesse isso com a sua mãe ou com sua irmã ou com suas tias, ele respondeu que não, respondeu o profeta que da mesma forma os outros não permitiam, nesse momento Fadalah caiu em si e o profeta colocou a sua mão no seu peito e suplicou para que Deus purificasse o seu coração, e a partir daquele momento aquilo que ele mais gostava de fazer se tornou a coisa mais repugnante. Quando Fadalah estava saindo a sua companheira que o aguardava o chamou e ele disse-lhe que a partir daquele momento entre ele e ela existia o islã, e ele só a aceitaria se ela aceitasse o islã, e esse era apenas um dos exemplos dentre os jovens muçulmanos.
Jovem, a nação muçulmana não triunfará enquanto vocês estiverem contaminados pelo sexo, e não triunfará enquanto vocês forem desviados pelos seus desejos, e só será vencedora a partir do momento que vocês se direcionarem e se entregarem a Deus.
(ARCI 29/06/07)
A SERIEDADE
A principal diferença entre a nossa geração e a geração dos companheiros do profeta Muhamad (s.a.s.) esta na seriedade, pois eles quando escutavam o Alcorão, praticavam aquilo que escutavam, enquanto que a atual geração escuta o Alcorão como meio de distração, praticando aquilo que lhes convém e deixando para segundo plano o que não lhes convém.
Deus altíssimo diz na surata At táric:
- Que este Alcorão é a palavra concludente,
- E não entretenimento.
Portanto quem quer as bonificações desta vida, e para isso trabalhar com seriedade, obterá aquilo que ele almeja, e quem quer os prêmios da outra vida, e para isso também trabalhar com seriedade, também obterá o seu intento. Quando uma pessoa diz que a partir de determinada data ele se apegará mais a sua religião, esta pessoa não esta agindo com seriedade, pois quem age com seriedade, a partir do momento que ele se conscientiza, ele muda os seus atos, e acata aquilo que Deus lhe determina.
No início da profecia quando Muhamad (s.a.s.), recebeu a primeira mensagem que o anjo Gabriel lhe trouxe, o anjo lhe abraçou com rigor e o soltou, o abraçou novamente e o soltou, demonstrando com essa atitude a grande responsabilidade e seriedade da missão do profeta.
Deus louvado seja diz na surata Ax xarh:
- Assim, pois, quando estiveres livre (dos teus afazeres), continua a prédica,
- E volta para o teu senhor (toda) a atenção.
Estes versículos são indicativos de que quando terminamos uma tarefa, temos que iniciar a seguinte, por isso o profeta disse para a sua esposa Khadija que a época do sono ou do descanso havia terminado.
Um exemplo da seriedade na acatação das ordens de Deus, observamos no ato em que o profeta recebeu os versículos que proibiam a bebida alcoólica, e no dia seguinte as ruas de Medina estavam encharcadas com as bebidas que as pessoas jogaram, acatando de imediato a ordem que Deus lhes enviou, porém encontramos nos dias de hoje vários muçulmanos que bebem, demonstrando com isso o descaso à aquilo que Deus nos determina, o mesmo ocorre em relação as vestimentas das mulheres, quando elas se negam a usar o “hijab”, nestas atitudes se comprovam a falta de seriedade com que encaramos a religião.
O médico e sábio muçulmano, Ibin Alnafiss, quando tentava comprovar o dito do profeta Muhamad (s.a.s.), de que pra todo mal existe um remédio, acabou desvendando como funciona o sistema circulatório humano, se tornando um ícone da medicina, conseqüência da seriedade com que ele encarava tudo aquilo que era ordenado por Deus e seu profeta.
Um fato ocorrido com Abdu Lah Ibin Zubair quando ele tinha apenas sete anos, mostra a seriedade que até as crianças tinham, estava ele junto com um grupo de crianças que brincavam e viram o Califa Omar Ibin Al Khatab se aproximar, saíram todos correndo, pois todos temiam a Omar, ficando apenas Abdu Lah, Omar perguntou por que ele não correu com as outras crianças, respondeu Abdu Lah que ele não havia cometido nenhum erro, e também que o caminho era suficientemente largo para os dois, Omar perguntou-lhe porque ele não estava brincando com seus amigos, ele disse que as vezes ele brincava um pouco com eles, porém ele não havia nascido para brincar, Omar então lhe perguntou para que ele havia nascido, Abdu Lah lhe respondeu que ele nasceu para se tornar um orgulho para o islã.
O profeta Muhamad (s.a.s.) relata que existia antigamente um rei tirano que executava todos os seguidores de Jesus, que a paz de Deus esteja com ele, e dentre estes seguidores existia um jovem, quando o rei soube a seu respeito, ordenou que o trouxessem até sua presença, e decretou que ele fosse executado, o jovem disse que ele não iria conseguir a não ser que reunisse todas as pessoas e o executasse perante elas, o rei desconsiderou o que o jovem disse e ordenou que o levassem ao topo de uma montanha e o jogassem de lá de cima, quando chegaram no topo e estavam se preparando para jogá-lo, o jovem rogou a Deus para que o livrasse deles, e derrepente um vento forte fez com que seus carrascos caíssem da montanha, e o jovem retornou até o rei e lhe disse que ele não conseguiria matá-lo a não ser que ele reunisse todo o povo e o executasse em publico e novamente o rei não lhe deu ouvidos e ordenou que o jogassem no meio do mar para que morresse afogado, quando estavam prestes a jogá-lo, o jovem suplicou novamente a Deus para que o livrasse deles, nisso uma maré derrubou seus carrascos na água e ele se salvou e novamente retornou até o rei e lhe disse que para executá-lo ele deveria reunir todo o povo, e perante eles pegasse uma flecha e falasse em nome de Deus criador do jovem e atirasse a flecha nele, desta vez o rei seguiu o seu conselho e conseguiu executar o jovem, porém todas as pessoas presentes se converteram em conseqüência da atitude do jovem.
Todo muçulmano tem por obrigação de levar a sério, sua religião, os seus atos, o seu trabalho, pois a falta de seriedade pode nos colocar a todos em perigo.
Abu Baker Alssadik dizia que quando dormia não chegava a sonhar e quando descansava não chegava a dormir e do seu caminho não desviava, pois ele encarava a vida com seriedade e não havia tempo para brincadeiras.
(ARCI. 22/06/07)
OS MILAGRES DO ALCORÃO
Sabemos que toda vez que escalamos uma montanha ou nos dirigimos para locais muito acima do nível do mar, à medida que vamos subindo a respiração se torna mais difícil em função do ar se tornar mais rarefeito, e sabemos também que a pressão atmosférica diminui. Para que qualquer ser vivo consiga sobreviver, ele necessita de oxigênio. O ser humano respira normalmente até dez mil pés de altura, acima desta altura, até os vinte e cinco mil pés, a respiração se torna muito difícil, e pode até causar a morte, e quando um avião viaja em altas altitudes ele tem que ser pressurizado e providos de oxigênio para que possamos viajar neles, e o que os cientistas e pesquisadores descobriram na nossa atualidade, o Alcorão Sagrado já nos relatava a mais de 1400 anos atrás conforme versículo 125 da surata Al na’am:
- A quem Deus quer iluminar, dilata-lhe o peito para o islã; a quem quer desviar, oprime-lhe o peito, como aquele que se eleva na atmosfera. Assim Deus cobre de abominação aqueles que se negam a crer.
Um estudioso do Alcorão, o cheik Abdalla Almuslih, relata que em um congresso que ocorreu na antiga União Soviética, referente aos milagres do Alcorão, quando ele palestrava a respeito deste tema, em um dos intervalos da palestras bateu em sua porta uma senhora já idosa, e lhe perguntou de onde ele havia retirado estas informações, ele disse que isso era as palavras que Deus havia nos enviado e que estava no Alcorão, ela pediu que ele lês-se o versículo para ela, quando ele terminou, admirada ela disse que realmente estas palavras não poderiam ser ditas pelo homem, e sim pelo seu criador, e quando a palestra reiniciou, ela foi ao microfone e perguntou como ela deveria proceder para se converter ao islã, e em publico ela disse os dois testemunhos e se converteu, e esta mulher era a presidente do centro de estudo de astronomia da Rússia.
Podemos também observar na surata An naba nos versículos 6 e 7:
- Acaso, não fizemos da terra um leito,
- E das montanhas, estacas?
Um dito do profeta diz que quando Deus louvado seja, criou a terra, ela se movia e Ele a firmou com as montanhas. As montanhas se assemelham as estacas em seus formatos e em suas funções, pois as estacas elas firmam as tendas, e as montanhas elas tem como função de firmar a crosta terrestre, as estacas para firmarem as tendas, elas ficam dois terço dentro da terra, e estudo recentes mostram que as montanhas da mesma forma que as estacas têm dois terço de seu corpo abaixo do solo, e isto foi confirmado primeiramente nas montanhas de gelos ou icebergs e posteriormente verificadas nas montanhas terrestres, e o milagre esta quando o Alcorão descreve as montanhas como estacas.
Outro milagre é verificado na surata Na nur, versículo 40:
- Ou como nas trevas de um profundo oceano, coberto por ondas;ondas, cobertas por nuvens escuras, que se sobrepõem umas às outras; quando o homem estende sua mão, mal pode divisá-la. Pois a quem Deus não fornece luz, jamais a terá.
O Alcorão relata as profundezas dos mares e dos oceanos, e certos fatos relatados jamais poderiam ser do conhecimento das pessoas da época do profeta Muhamad (s.a.s.). Os cientistas classificaram as ondas em dois tipos de ondas, as internas ou submersas e as ondas externas, sendo que as ondas submersas são as mais fortes, e estudos revelaram que as funções destas ondas são a de renovar as águas dos oceanos em um período que vai de mil a dois mil anos, e Deus faz a analogia entre as trevas das profundezas dos oceanos com os atos dos incrédulos, quando Deus não da a luz a eles, jamais eles a terão, e isso é o que ocorre nas profundezas dos oceanos.
Na surata Ar rahman, versículos 19 ,20, 21 e 22, Deus louvado seja diz:
- Liberamos os dois mares, para que se encontrassem.
- Entre ambos, há uma barreira, para que não seja ultrapassada.
- Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis?
- De ambos saem as pérolas e os corais,
E na surata An namal, versículo 61:
-...e pôs entre as duas massas de água uma barreira?...
Os cientistas descobriram atualmente que existe no encontro de dois mares uma barreira que os separa, fazendo que cada uma mantenha as suas propriedades, e isso o Alcorão já nos relatava a mais de 1400 anos atrás. Cientistas ingleses descobriram após 3 anos de pesquisas que cada mar tem suas características próprias de temperatura, salinidade, densidade e etc., e quando estas comprovações estavam sendo feitas pelo pesquisador francês, Jaques Coustou, ele descobriu a barreira existente entre o mar vermelho e o mediterrâneo, admirado com a descoberta que ele tinha acabado de realizar, ficou mais surpreso quando um dos tripulantes que era um muçulmano marroquino lhe disse que isso já estava mencionado no Alcorão a mais de 1400 anos atrás, e este foi um dos motivos que fizeram com que ele também se convertesse ao islamismo.
Deus louvado seja foi Ele quem criou os oceanos, as ondas, a terra, os céus e Ele é quem nos enviou o Alcorão, e Ele é quem resguarda para que seus versículos não sejam modificados.
(15/06/2007)
AS MÃES
Deus altíssimo diz na surata “Al Isrá”, nos versículos 23 e 24:
“- O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; nõa os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas.
- E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me deste pequenino!”, e na surata Al Ahcaf, versículo 15:
“- E recomendamos ao homem benevolência para com seus pais.Com dores, sua mãe o carrega durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores seu parto. E de sua concepção até à sua ablactação há um espaço de trinta meses,....”.
A palavra “mãe” no alcorão tem vários sentidos, ela pode ser utilizada no sentido de clemência, como na passagem do profeta Moisés, que a paz de Deus esteja com ele, quando voltou da montanha e encontrou seu povo adorando ao bezerro de ouro e enfurecido questionou a Arão, e ele respondeu-lhe: “Oh filho de minha mãe...”, querendo com isso que Moisés não fosse severo com ele, ela também é utilizada no sentido de origem, como por exemplo quando Deus louvado seja diz: “aqui esta a mãe dos livros”, se referindo ao alcorão, e ela ainda pode ser utilizada no sentido de carinho e muitos outros.
Em um relato de Abu Huraira, ele diz: Presenciamos certa vez ao profeta Muhamad (s.a.s.), quando ele subia no “mannbar”, e após o primeiro degrau ele disse “amin”, após o segundo degrau também disse “amin”, e após o terceiro degrau repetiu de novo “amin”, perguntaram-lhe depois porque ele dizia amin, o profeta respondeu que quando ele estava no primeiro degrau, lhe veio o anjo Gabriel e disse-lhe: Aquele que escutar o seu nome e não disser (s.a.s.), que ele seja humilhado, eu respondi amin, quando estava no segundo degrau ele disse, a pessoa que entrar e sair do mês do ramadã, sem ter seus pecados perdoados, que ele seja humilhado, novamente eu respondi amin, e quando estava no terceiro degrau ele disse, quem ver os pais quando estiverem idosos, e não entrar no paraíso após sua morte pelo motivo deles não o terem o abençoado, que seja humilhado, e de novo eu disse amin.
Um companheiro certa vez perguntou ao profeta quem era a pessoa que ele tinha por obrigação sempre de acompanhar, o profeta lhe respondeu que era a sua mãe, e de novo ele perguntou, e quem mais? O profeta disse-lhe novamente a sua mãe, voltou ele a perguntar ao profeta, e quem mais? De novo o profeta lhe disse a sua mãe, e só na quarta vez o profeta disse que era seu pai, e a justificativa é que sua mãe sofreu com a sua gestação, sofreu com seu parto e sofreu com a sua amamentação, e o pai só foi mencionado uma vez por ele participar com a mãe na criação do filho.
Abu Huraira, todos os dias ficava parado em frente à casa de sua mãe e não saía de lá até que ela o abençoasse. Um outro companheiro Abdullah Ibin Mass-ùd, certa vez sua mãe lhe pediu um copo de água a noite, e quando ele lhe trouxe a água a encontrou dormindo, e ele ficou de vigia a noite toda ao lado dela sem a acordar para não incomodá-la, e não foi embora temeroso que ela acordasse e não encontrasse a água para beber. Em uma passagem de Hassan Ibin Zein Abidein, relata que quando ele levava alimento para a sua mãe, ele não tocava no alimento até que sua mãe terminasse, perguntaram-lhe o porquê, e ele respondeu: Temo que a minha mão toque no alimento que por ventura a minha mãe esteja olhando.
Um dos companheiros dos companheiros do profeta Muhamad (s.a.s.) era Ueiss Alcurani do Iêmen, e ele não chegou a conhecer o profeta pelo motivo dele não deixar a sua mãe só, e o profeta dizia que o melhor dos companheiros dos meus companheiros ele é Ueiss, pois ele zela pela sua mãe, e quando ele roga a Deus ele é atendido, portanto se vocês o virem peçam para que ele suplique por vocês, e vocês o reconhecerão por um sinal na palma de sua mão, e ele irá vir até vocês. Por isso sempre que uma caravana chegava do Iêmen, os companheiros corriam para recepcioná-la na esperança de encontrá-lo. No califado de Omar certa vez chegou uma caravana proveniente do Iêmen, e Omar foi até ela e perguntou se alguém conhecia Ueiss, responderam-lhe que havia uma pessoa que respondia por esse nome, e Omar se dirigiu a esse homem e lhe perguntou qual era o seu nome e ele respondeu que era Ueiss Alcurani, Omar pediu para que ele mostrasse a palma de sua mão e quando viu o sinal, Omar disse: É ele, peçam para que ele suplique por vocês, e até Omar pediu para que suplicasse por ele.
Um médico relata o seguinte fato ocorrido com ele:
A minha mãe tinha apenas um olho e eu a detestava por esse motivo, pois me sentia envergonhado diante de outras pessoas. Ela trabalhava na escola em que eu estudava vendendo doces, e eu sempre a desprezava e não deixava que ninguém soubesse que ela era minha mãe. Cresci e terminei o colegial nesta escola e fui estudar medicina em Singapura, onde me formei e depois me casei e lá fixei residência. Passado oito anos, minha mãe descobriu meu endereço, juntou suas economias e comprou uma passagem de avião e veio até minha casa, onde foi recepcionada pelos meus filhos, perguntaram-lhe quem era ela, e quando ela respondeu dizendo que ela era avó deles a abraçaram, nesse momento sai, e quando a vi, indaguei o que ela fazia em minha casa, por acaso estava querendo assustar os meus filhos? Acabei expulsando-a, e ela retornou com lagrimas nos olhos.
Após algum tempo a escola em que estudei, promoveu um reencontro com os antigos alunos, e eu fui a esse encontro, porém primeiro me dirigi ao meu antigo lar, chegando lá, bati na porta e ninguém respondeu. Os vizinhos quando me viram, vieram até mim e me comunicaram que a minha mãe havia falecido, indiferente estava indo embora, quando um dos vizinhos me entregou uma carta que a minha mãe havia deixado, e a li posteriormente, relatava a carta:
“Eu estava feliz quando fui a Singapura lhe visitar, porém fiquei chateada por ter assustado seus filhos e não era essa a minha intenção, o olho que eu perdi foi porque eu o doei para você, pois você sofreu um acidente na sua infância e eu queria que pudesse ver o mundo com ele, pois eu o amo”, neste momento comecei a chorar, mas já era muito tarde.
Por mais que façamos pelas nossas mães, jamais conseguiremos pagar a divida que temos com ela.
SERMÃO 11/05/07 (ARCI. S. M. PTA.)
OS ERROS QUE COMETEMOS NAS ORAÇÕES
Deus louvado seja recomenda que sejamos atenciosos com as nossas orações. É obrigação de todo muçulmano procurar saber como fazer a correta adoração a Deus, pois é freqüente a pratica de alguns atos dentro de nossas adorações que pensamos fazer parte das mesmas, e na verdade elas estão diminuindo o valor ou mesmo esta as invalidando.
Caros irmãos muçulmanos uma das nossas principais preocupações é como devemos fazer a correta oração, por quê? O profeta Muhamad (s.a.s) disse que o primeiro acerto de conta que o crente fará no dia do juízo final será o da oração, se ela for validada, validara todos os seus outros atos, e se ela for invalidada ira invalidar todos os outros atos.
Caros irmãos, os erros que as pessoas praticam nas orações são muitos e aumentaram mais em nossa época, a primeira falha que muitos cometem é a afobação ou pressa durante a reza, e a calma é um dos pilares da reza, e sem ela a oração não é validada. O profeta nos mostrou a importância dela em uma de suas passagens, quando ele se encontrava na mesquita, e entrou um homem, e o profeta ficou observando-o a fazer sua oração, quando terminou o profeta disse-lhe, reze novamente, pois você não rezou, e repetiu por três vezes a reza, e na última vez o homem disse ao profeta, juro que não sei a não ser desta forma, portanto me ensine, o profeta lhe disse, quando você for praticar a oração primeiro faça a ablução, depois se direcione para “quibla” e diga Allahu akbar, e depois leia o que puder do alcorão, faça a genuflexão e não se afobe se levante e sem se afobar se mantenha erguido, depois faça a prostração sem se afobar, levante-se da prostração e sem pressa faça a outra prostração, e aja dessa forma durante toda a oração, a calma tem que estar presentes em todos os movimentos da reza.
A segunda falha que cometemos com freqüência é o atraso no horário que efetuamos as orações, saibam que não é permitido para o muçulmano que ele se atrase nem um pouco no horário das orações, a não ser que seja por motivo de força maior, portanto como Deus aceitara as orações daqueles que atrasam todas, sem justificativas, e se esquecem do que Deus louvado seja diz na surata Al-má’um:
-“ Ai, pois, dos praticantes das orações,
- Que são negligentes em suas orações,
- Que as fazem por ostentação”, e como também se eles não lessem os ditos do profeta Muhamad (s.a.s.), quando diz que quem perde a reza do asr, é como se perdesse toda a sua família e todos os seus bens, e quantas orações que não estamos perdendo diariamente? E qual é o tamanho do prejuízo que estamos tendo? Será que conseguimos contabilizar todo ele.
A terceira falha que é praticada com freqüência é a pessoa não cobrir as partes do corpo que não podem estar a mostra, ou ’aura em árabe. No homem ela vai do umbigo até o seu joelho e na mulher é todo o corpo menos o seu rosto e as suas mãos. Algumas pessoas vestem bermudas nas orações, e quando se prostram mostram as partes acima do joelho, mesmo que seja pouco ela invalida a oração, e as mulheres devem prestar atenção se seus cabelos não estão descobertos, o mínimo que seja, pois ela também invalida a oração, portanto é importante que as vestes sejam largas e não transparentes.
A quarta falha relatada é quando estamos prostrados devemos observar se a prostração está sendo feita com sete partes do nosso corpo tocando o chão, são eles: As mãos, os joelhos, os pés e a testa juntamente com o nariz. Algumas pessoas quando se prostram levantam os pés, ou colocam um em cima do outro e dessa forma a prostração não esta sendo realizada com as sete partes do corpo, e isso invalida a oração, outro fato corriqueiro é o uso de bonés nas orações e quando se prostram ao invés da testa tocar o chão, estará tocando o boné, invalidando também a oração.
A quinta falha também descriminada é a pessoa que chega atrasada na oração e ela se levanta para complementar a oração antes que o imamm faça o segundo comprimento, o profeta que a paz de Deus esteja com ele, disse que devemos acompanhar o imamm em todos os seus movimentos, e disse também o profeta, rezem como vocês me viram rezar, e um dos erros que são cometidos com freqüência é a antecipação ou atraso ao imamm na reza. Um dos companheiros do profeta disse: Rezávamos atrás do profeta e quando ele se prostrava nós não nos movíamos até que sua testa tocasse o chão, portanto por mais que você queira se apressar na oração, você não a terminara antes do imamm. Certa vez um companheiro do profeta estava observando um rapaz que estava orando e se antecipando ao imamm, quando terminou disse-lhe, você nem sozinho orou e nem o imamm você acompanhou.
Hoje mencionamos alguns dos erros que praticamos nas orações, porém eles são mais de noventa, e serão abordados futuramente em outras oportunidades.
SERMÃO 04/05/07 (ARCI. S. M. PTA.)
AS DADIVAS DA SEGURANÇA
A segurança ela é a base fundamental para que a sociedade possa sobreviver em harmonia, podendo as pessoas comer, dormirem e trabalhar com tranqüilidade. Deus louvado seja, diz no alcorão sagrado na surata Coraix:
-“Pelo convênio dos coraixitas,
- O convênio das viagens de inverno e de verão
- Que adorem o Senhor desta Casa
- Que os provê contra a fome e os salvaguarda do temor.”
O profeta Muhamad (s.a.s.), disse: Quem tem segurança no caminho que esta trilhando, tem seu corpo com perfeita saúde e tem o alimento de seu dia garantido, é como se ele tivesse o mundo todo para si. Portanto o primeiro item que o profeta frisou, foi a segurança.
A dádiva da segurança e da tranqüilidade é uma das maiores dádivas que Deus pode dar para o ser humano, pois com ela o ser humano consegue praticar a sua fé com tranqüilidade, e em árabe a palavra segurança se origina da palavra fé.
O profeta Muhamad (s.a.s.), nos mostrou as vantagens da segurança em muitos de seus ditos, e Abraão, que a paz de Deus esteja com ele, demonstra a importância dela, quando ele levou sua esposa Hagar e seu filho Ismael e os deixou no deserto de Meca, conforme Deus louvado seja relata na surata Ibrahim, versículo 35:
-“E recorda-te de quando Abraão disse: Ó Senhor meu, pacifica esta metrópole e preserva a mim e aos meus filhos da adoração dos ídolos!”, e Deus louvado seja atendeu a seu pedido, tanto que ela permanece tranqüila e segura até os dias de hoje, e mesmo na época pré islâmica, ela era segura e nas cidades vizinhas a tranqüilidade não existia. É por isso que no Islã a segurança é uma das maiores dádivas que o ser humano tem.
Certa vez um rabino foi cobrar o profeta Muhamad (s.a.s.), uma divida que o profeta tinha com ele, antes de seu vencimento, de forma áspera e rude, Omar que estava presente se levantou e o empurrou ameaçando-o, o profeta interveio dizendo a Omar que ele seria mais prestativo se ao invés de agir desta forma, ele o orientasse a como quitar a divida com seu credor, e orientasse o credor como que ele deveria proceder na cobrança, ordenou o profeta então que Omar trouxesse a quantia e pagasse ao judeu e desse mais 50 quilos de tâmaras como bonificação por ele ter sido agredido, o rabino ficou admirado com o profeta da forma como ele se relacionava com as pessoas, e ele acabou se convertendo ao islã. Essa história demonstra que podemos influenciar as pessoas a partir do momento que transmitimos a segurança para elas.
Hoje vemos que a falta de segurança esta presente em todos os setores da sociedade que vivemos decorrentes da falta de fé, consequentemente estão aumentado às seguradoras de saúde, de roubos e muitas outras seguradoras que hoje estão presente no nosso meio.
Entrou um beduíno certa vez na mesquita do profeta, e naquela época o chão era forrado de pedrinhas, não sabendo que ali era uma mesquita, foi para um canto para urinar, quando os companheiros do profeta o viram, levantaram-se todos e gritaram com ele, nesse momento ele se assustou e parou de urinar, nisso interveio o profeta dizendo: deixe-o terminar o que ele esta fazendo e depois lave o local com água, o beduíno admirou a atitude do profeta e levantou as mãos pedindo para que Deus tivesse misericórdia apenas dele e do profeta, pois os outros o haviam assustado.
Certa vez, na época de Moises ocorreu uma longa seca, e Moises pediu para que todos fossem para o deserto para rezarem e pedirem a Deus para que lhes enviasse a chuva, e quando estavam eles rezando Deus interveio e disse a Moises que o pedido deles não iria ser aceito, pois existia no seu meio um homem que pecava a 40 anos contra Deus, e para que seus pedidos fossem atendidos eles deveriam expulsá-lo de lá. Moises perguntou, como que ele iria expulsa-lo se não sabia quem era, Deus ordenou para que Moises anunciasse ao seu povo para que ele se retirasse, anunciou Moises e nesse momento se arrependeu o homem de seus pecados, dizendo, meu Deus, o Senhor não me expôs durante esses 40 anos em que eu pequei, não me exponha agora que eu estou me arrependendo, Deus aceitou o seu arrependimento e o perdoou, e enviou-lhes a chuva e Moises perguntou a Deus, como que o Senhor nos enviou a chuva e o homem ainda se encontra em nosso meio?. Disse-lhe Deus que ele havia se arrependido e Ele o perdoou, Moises perguntou então quem era esta pessoa, Deus respondeu-lhe dizendo durante os 40 anos em que ele pecou, Eu o resguardei, agora que ele se arrependeu, Ele iria o expor?
Existe hoje um complô de lobbes políticos e econômicos para que se difunda em todo o mundo a falta de segurança, para que os seus interesses sejam atendidos, como por exemplo, a venda de armas e outros itens.
Portanto onde existir a falta de fé vai existir a falta de segurança. Onde existe menos segurança, no Brasil sem guerra ou no Iraque em Guerra? Analise e tire as suas conclusões
AS DADIVAS DA SEGURANÇA
A segurança ela é a base fundamental para que a sociedade possa sobreviver em harmonia, podendo as pessoas comer, dormirem e trabalhar com tranqüilidade. Deus louvado seja, diz no alcorão sagrado na surata Coraix:
-“Pelo convênio dos coraixitas,
- O convênio das viagens de inverno e de verão
- Que adorem o Senhor desta Casa
- Que os provê contra a fome e os salvaguarda do temor.”
O profeta Muhamad (s.a.s.), disse: Quem tem segurança no caminho que esta trilhando, tem seu corpo com perfeita saúde e tem o alimento de seu dia garantido, é como se ele tivesse o mundo todo para si. Portanto o primeiro item que o profeta frisou, foi a segurança.
A dádiva da segurança e da tranqüilidade é uma das maiores dádivas que Deus pode dar para o ser humano, pois com ela o ser humano consegue praticar a sua fé com tranqüilidade, e em árabe a palavra segurança se origina da palavra fé.
O profeta Muhamad (s.a.s.), nos mostrou as vantagens da segurança em muitos de seus ditos, e Abraão, que a paz de Deus esteja com ele, demonstra a importância dela, quando ele levou sua esposa Hagar e seu filho Ismael e os deixou no deserto de Meca, conforme Deus louvado seja relata na surata Ibrahim, versículo 35:
-“E recorda-te de quando Abraão disse: Ó Senhor meu, pacifica esta metrópole e preserva a mim e aos meus filhos da adoração dos ídolos!”, e Deus louvado seja atendeu a seu pedido, tanto que ela permanece tranqüila e segura até os dias de hoje, e mesmo na época pré islâmica, ela era segura e nas cidades vizinhas a tranqüilidade não existia. É por isso que no Islã a segurança é uma das maiores dádivas que o ser humano tem.
Certa vez um rabino foi cobrar o profeta Muhamad (s.a.s.), uma divida que o profeta tinha com ele, antes de seu vencimento, de forma áspera e rude, Omar que estava presente se levantou e o empurrou ameaçando-o, o profeta interveio dizendo a Omar que ele seria mais prestativo se ao invés de agir desta forma, ele o orientasse a como quitar a divida com seu credor, e orientasse o credor como que ele deveria proceder na cobrança, ordenou o profeta então que Omar trouxesse a quantia e pagasse ao judeu e desse mais 50 quilos de tâmaras como bonificação por ele ter sido agredido, o rabino ficou admirado com o profeta da forma como ele se relacionava com as pessoas, e ele acabou se convertendo ao islã. Essa história demonstra que podemos influenciar as pessoas a partir do momento que transmitimos a segurança para elas.
Hoje vemos que a falta de segurança esta presente em todos os setores da sociedade que vivemos decorrentes da falta de fé, consequentemente estão aumentado às seguradoras de saúde, de roubos e muitas outras seguradoras que hoje estão presente no nosso meio.
Entrou um beduíno certa vez na mesquita do profeta, e naquela época o chão era forrado de pedrinhas, não sabendo que ali era uma mesquita, foi para um canto para urinar, quando os companheiros do profeta o viram, levantaram-se todos e gritaram com ele, nesse momento ele se assustou e parou de urinar, nisso interveio o profeta dizendo: deixe-o terminar o que ele esta fazendo e depois lave o local com água, o beduíno admirou a atitude do profeta e levantou as mãos pedindo para que Deus tivesse misericórdia apenas dele e do profeta, pois os outros o haviam assustado.
Certa vez, na época de Moises ocorreu uma longa seca, e Moises pediu para que todos fossem para o deserto para rezarem e pedirem a Deus para que lhes enviasse a chuva, e quando estavam eles rezando Deus interveio e disse a Moises que o pedido deles não iria ser aceito, pois existia no seu meio um homem que pecava a 40 anos contra Deus, e para que seus pedidos fossem atendidos eles deveriam expulsá-lo de lá. Moises perguntou, como que ele iria expulsa-lo se não sabia quem era, Deus ordenou para que Moises anunciasse ao seu povo para que ele se retirasse, anunciou Moises e nesse momento se arrependeu o homem de seus pecados, dizendo, meu Deus, o Senhor não me expôs durante esses 40 anos em que eu pequei, não me exponha agora que eu estou me arrependendo, Deus aceitou o seu arrependimento e o perdoou, e enviou-lhes a chuva e Moises perguntou a Deus, como que o Senhor nos enviou a chuva e o homem ainda se encontra em nosso meio?. Disse-lhe Deus que ele havia se arrependido e Ele o perdoou, Moises perguntou então quem era esta pessoa, Deus respondeu-lhe dizendo durante os 40 anos em que ele pecou, Eu o resguardei, agora que ele se arrependeu, Ele iria o expor?
Existe hoje um complô de lobbes políticos e econômicos para que se difunda em todo o mundo a falta de segurança, para que os seus interesses sejam atendidos, como por exemplo, a venda de armas e outros itens.
Portanto onde existir a falta de fé vai existir a falta de segurança. Onde existe menos segurança, no Brasil sem guerra ou no Iraque em Guerra? Analise e tire as suas conclusões
SERMÃO 27/04/07 (ARCI. S. M. PTA.)
PUDOR OU VERGONHA DE DEUS
Deus louvado seja diz no alcorão sagrado, na surata AL INFITAR, versículos 6, 7 e 8:
“ - Ó humano, o que te fez negligente em relação ao teu senhor, o Munificentíssimo,
- Que te criou, te formou, te aperfeiçoou,
- E te modelou, na forma que lhe aprouve?”
A vergonha é o freio que evita que cometamos as transgressões das ordens de Deus. Um dito do profeta Muhamad (s.a.s), relata que a fé tem setenta e “poucos” caminhos, e a vergonha é um deles.
Porque o profeta mencionou apenas a vergonha e não os outros caminhos? , porque a vergonha ela que te ajuda a complementar as demais.
Outro dito do profeta Muhamad (s.a.s.), diz que a vergonha faz parte da fé, e quem tem fé esta no paraíso, enquanto quem utiliza de palavras chulas em seu vocabulário é porque o seu coração está morto para fé, e quem tem o coração morto está no inferno.
O profeta disse, toda religião tem a sua educação, e a educação do islã é a vergonha. E em outro dito, o profeta disse: Quem não tem vergonha provavelmente esta propenso a cometer qualquer tipo de pecado. Em certa ocasião na presença do profeta Muhamad (s.a.s.), um dos Anssar, estava pedindo para que seu irmão não fosse tão envergonhado, o profeta lhe disse: deixe-o, pois a vergonha faz parte da fé.
Em uma outra passagem, Fátima Bint Utba, uma das mulheres residente de Madina, foi na presença do profeta Muhamad (s.a.s.) e de sua esposa Aicha (r.l.a.), para pactuar com ele, disse-lhe o profeta, não adore ninguém a não ser Allah, não roube e não cometa adultério, neste momento Fátima se envergonhou e cobriu o rosto com as mãos, demonstrando a vergonha que tinha até mesmo de escutar algo desta natureza, e disse-lhe Aicha aceite, pois todas as mulheres fizeram este pacto com o profeta, mesmo assim isto era algo que ela não conseguia nem escutar.
Aicha, após a morte do profeta e de seu pai Abu Baker Al-ssadik, os dois foram sepultados dentro de sua casa, e quando estava ela a sós dentro de seus aposentos, se sentia ela a vontade, pois estava na companhia de seu pai e de seu esposo, quando Omar Ibin Khatab, faleceu ele foi sepultado junto com o profeta, a partir deste momento, toda vez que Aicha se encontrava em seu aposento, ela se sentia envergonhada e puxava as suas vestes para si, como se Omar estivesse ainda vivo na sua presença, demonstrando também, todo o seu pudor.
Certa vez o profeta se encontrava sentado, e suas vestes estava erguidas acima de seus tornozelos e entrou neste momento em seus aposentos seu companheiro Osman, e o profeta abaixou as vestes e disse-lhe: Como eu não irei sentir vergonha de quem os anjos sentem vergonha! Pois Osman era muito envergonhado.
Qualquer que seja o pecado que o ser humano cometa, esta associado à falta de vergonha, às vezes a vergonha faz com que um grande pecado que o ser humano esta propenso a cometer, se transforme em uma pequena falta, e a falta dela transforma uma pequena transgressão em um grande pecado.
O imam Ali disse: Juro que eu conheço pessoas que no dia do juízo final, a carne de seus rostos, irá cair de tanta vergonha que irão sentir neste dia, quando os seus pecados forem desvendados.
Você quer adquirir e aprender a vergonha? Pegue um papel e divida no meio, na primeira metade escreva as dádivas que Deus lhe deu, como por exemplo: a visão, a força, a audição, a beleza, o raciocínio, o islã e etc., e na outra metade escreva os pecados que você comete diariamente, leia e medite o quanto que você peca mesmo estando Deus te observando e mesmo assim continua te agraciando, conforme Deus louvado seja diz, na surata Taha, versículo 46:
“ – Deus lhes disse: Não temais, porque estarei convosco; ouvirei e verei tudo.”, e na surata Al-Alac, versículo 14:
“ – Ignora acaso que Deus te observa?”
PUDOR OU VERGONHA DE DEUS
Deus louvado seja diz no alcorão sagrado, na surata AL INFITAR, versículos 6, 7 e 8:
“ - Ó humano, o que te fez negligente em relação ao teu senhor, o Munificentíssimo,
- Que te criou, te formou, te aperfeiçoou,
- E te modelou, na forma que lhe aprouve?”
A vergonha é o freio que evita que cometamos as transgressões das ordens de Deus. Um dito do profeta Muhamad (s.a.s), relata que a fé tem setenta e “poucos” caminhos, e a vergonha é um deles.
Porque o profeta mencionou apenas a vergonha e não os outros caminhos? , porque a vergonha ela que te ajuda a complementar as demais.
Outro dito do profeta Muhamad (s.a.s.), diz que a vergonha faz parte da fé, e quem tem fé esta no paraíso, enquanto quem utiliza de palavras chulas em seu vocabulário é porque o seu coração está morto para fé, e quem tem o coração morto está no inferno.
O profeta disse, toda religião tem a sua educação, e a educação do islã é a vergonha. E em outro dito, o profeta disse: Quem não tem vergonha provavelmente esta propenso a cometer qualquer tipo de pecado. Em certa ocasião na presença do profeta Muhamad (s.a.s.), um dos Anssar, estava pedindo para que seu irmão não fosse tão envergonhado, o profeta lhe disse: deixe-o, pois a vergonha faz parte da fé.
Em uma outra passagem, Fátima Bint Utba, uma das mulheres residente de Madina, foi na presença do profeta Muhamad (s.a.s.) e de sua esposa Aicha (r.l.a.), para pactuar com ele, disse-lhe o profeta, não adore ninguém a não ser Allah, não roube e não cometa adultério, neste momento Fátima se envergonhou e cobriu o rosto com as mãos, demonstrando a vergonha que tinha até mesmo de escutar algo desta natureza, e disse-lhe Aicha aceite, pois todas as mulheres fizeram este pacto com o profeta, mesmo assim isto era algo que ela não conseguia nem escutar.
Aicha, após a morte do profeta e de seu pai Abu Baker Al-ssadik, os dois foram sepultados dentro de sua casa, e quando estava ela a sós dentro de seus aposentos, se sentia ela a vontade, pois estava na companhia de seu pai e de seu esposo, quando Omar Ibin Khatab, faleceu ele foi sepultado junto com o profeta, a partir deste momento, toda vez que Aicha se encontrava em seu aposento, ela se sentia envergonhada e puxava as suas vestes para si, como se Omar estivesse ainda vivo na sua presença, demonstrando também, todo o seu pudor.
Certa vez o profeta se encontrava sentado, e suas vestes estava erguidas acima de seus tornozelos e entrou neste momento em seus aposentos seu companheiro Osman, e o profeta abaixou as vestes e disse-lhe: Como eu não irei sentir vergonha de quem os anjos sentem vergonha! Pois Osman era muito envergonhado.
Qualquer que seja o pecado que o ser humano cometa, esta associado à falta de vergonha, às vezes a vergonha faz com que um grande pecado que o ser humano esta propenso a cometer, se transforme em uma pequena falta, e a falta dela transforma uma pequena transgressão em um grande pecado.
O imam Ali disse: Juro que eu conheço pessoas que no dia do juízo final, a carne de seus rostos, irá cair de tanta vergonha que irão sentir neste dia, quando os seus pecados forem desvendados.
Você quer adquirir e aprender a vergonha? Pegue um papel e divida no meio, na primeira metade escreva as dádivas que Deus lhe deu, como por exemplo: a visão, a força, a audição, a beleza, o raciocínio, o islã e etc., e na outra metade escreva os pecados que você comete diariamente, leia e medite o quanto que você peca mesmo estando Deus te observando e mesmo assim continua te agraciando, conforme Deus louvado seja diz, na surata Taha, versículo 46:
“ – Deus lhes disse: Não temais, porque estarei convosco; ouvirei e verei tudo.”, e na surata Al-Alac, versículo 14:
“ – Ignora acaso que Deus te observa?”
SERMÃO 20/04/07(ARCI. S. M. PTA)
SEGUIR A TRADIÇÃO DO PROFETA MUHAMAD (S.A.S)
SEGUIR A TRADIÇÃO DO PROFETA MUHAMAD (S.A.S)
Este é um dos principais fundamentos do islamismo, não é possível que você consiga praticar o islamismo na sua essência se você não praticar a sunata do profeta Muhamad (s.a.s.), e para que você realmente ame a Deus e seu profeta você deverá praticar as suas tradições.
O pré-requisito para que sua fé seja forte e inabalável, é que Deus e seu profeta sejam mais importantes para você que seus pais, seus filhos, seus bens e tudo o que você tiver nesta vida. Na surata Al-Taubah, no versículo 24, Deus louvado seja diz:
“Dize: se vossos pais e vossos irmãos e vossas mulheres e vossos clãs, e riquezas que ganhastes e comércio de que receais a estagnação, e vivendas, de que vos agradais, são-vos mais amados que Allah e seu mensageiro e a luta em seu caminho, então, aguardai até que Allah faça chegar sua ordem. E Allah não guia o povo perverso”.
O profeta (s.a.s.) disse, “ninguém será um verdadeiro crente até que seus atos estejam de acordo com os princípios por mim praticados”, e Deus louvado seja disse: Aquilo que o profeta os aconselhou faça, e aquilo que ele proibiu se afaste dele.
Em certa ocasião um homem se dirigiu ao profeta e lhe perguntou: Quando que a hora do juízo final chegará, o profeta lhe respondeu perguntando-lhe, “o que você fez para está hora?, ele disse, eu não fiz muitas orações além das obrigatórias e nem jejuei muito mais além do mês do ramadã, porém eu amo a Deus e a seu profeta, respondeu-lhe o profeta, cada um estará neste dia com quem gosta, e você estará com quem você ama.
O amor dos companheiros do profeta Muhamad (s.a.s.), por ele era tão grande, que a preocupação deles era a de não estar junto com o profeta no dia do juízo final, e não só nessa vida. Certa vez, Sauban, que era criado do profeta Muhamad (s.a.s.), se dirigiu a ele muito abatido, vendo-o neste estado o profeta lhe perguntou qual era o seu problema, respondeu-lhe Sauban que não estava doente nem com problemas físicos, mas com muita saudade do profeta por estar a dias sem vê-lo, e disse Sauban para o profeta: lembrei-me agora de que no dia do juízo final, você estará no mais alto grau do paraíso e onde estarei eu?. Nesse momento o profeta e Sauban choraram juntos, e disse-lhe o profeta que ele estará com quem ama, e Deus louvado seja diz no versículo 69 da surata An-Nissá: “Aqueles que obedecem a Deus e ao mensageiro, contar-se-ão entre os agraciados por Deus: profetas, verazes, mártires e virtuosos. Que excelentes companheiros serão!”.
Em certa passagem quando o exercito de Roma cercou o golfo arábico, para atacar os muçulmanos, o profeta Muhamad (s.a.s.), conclamou a todos de Madina para que partissem para o jihad em defesa do islamismo, todos foram deixando para trás os pomares todos carregados e que estavam prontos para serem colhidos, mesmo assim deixaram os frutos apodrecendo nos pés e deixaram todos os seus bens e afazeres e partiram para defenderem suas convicções juntos com o profeta, ficando apenas os que não podiam ir por motivos de força maior, como doentes, crianças, mulheres e idosos. Três companheiros também não foram, sem motivos que os impedissem, eram eles, Kagb, Murara e Hilal. Após a partida do profeta ficaram eles angustiados por não terem ido com eles. Quando retornaram da guerra, foram eles ao encontro do profeta e confessaram-lhe, que não havia motivos para a não ida deles a não ser a própria preguiça. Neste momento ordenou o profeta que ninguém mais falasse com eles até que Deus aceitasse os seus arrependimentos, e ficaram eles isolados de todos até mesmo suas esposas durante 50 dias, após este período, quando o profeta, após o salet al-fajer adormeceu desceu-lhe o anjo, comunicando-lhe que Deus havia os perdoados, e na surata Al-Taubah, nos versículos 117 e 118 Deus louvado seja diz:
- “Sem dúvida que Deus absolveu o profeta, os migrantes e os socorredores, que o seguiram na hora angustiosa em que os corações de alguns estavam prestes a fraquejar. Ele os absolveu, porque é para com eles Compassivo, Misericordiosíssimo.”
-“Também absolveu os três que se omitiram (na expedição de Tabuk) quando a terra, com toda a sua amplitude, lhes parecia estreita, e suas almas se constrangeram, e se compenetraram de que não tinham mais amparo senão em Deus. E Ele os absolveu, a fim de que se arrependessem, porque Deus é o Remissório, o Misericordiosíssimo.”
SERMÃO 13/04/07
OS GÊNIOS
Deus louvado seja confirma a existência dos gênios no Alcorão Sagrado na surata Az Záriat, versículo 56 “Não criei os gênios e os humanos , senão para Me adorarem”, e na surata Al Jin, versículo 1 “Dize: Foi-me revelado que um grupo de gênios escutou. Disseram: Em verdade, ouvimos um Alcorão admirável.”, e nos ditos do profeta (s.a.s). Todas as pessoas, conforme dito do profeta (s.a.s) , são acompanhadas por pelo menos 1 gênio.
Os gênios eles descendem de lúcifer, porém eles podem ser crentes ou incrédulos, lúcifer era o rei dos anjos Deus o criou do fogo, enquanto os outros anjos Deus os criou da luz.
Os gênios podem tomar varias formas, enquanto o ser humano fica apenas no seu formato original, os gênios podem aparecer na forma de animais , pessoas e etc.
Os gênios tem o poder de se apossar dos corpos das pessoas, e isso acontece geralmente com as pessoas de fé fraca, e eles também habitam os nossos lares, comendo e bebendo dos nossos alimentos, tirando a “baraka”, ou a fartura dos nossos lares e os transformam num inferno.
Para nos proteger dos gênios é reconmendavel que:
a) Leia-mos as suratas: Al-Falac, Al-Nass e o versículo Aiat Al-kursi, todos os dias em nossos lares.
b) Ler sempre que possível a surata Al-Bacar.
c) Fazer sempre a ablução antes de dormir e quando acordar, pois Deus criou o demônio do fogo e a água apaga o fogo.
d) E sempre se proteger dos demônios se resguardando em Deus.
O profeta Salomão, que a paz de Deus esteja com ele contava com a ajuda dos gênios, para divulgar a palavra de Deus, e eles o ajudavam de varias formas, transportando objetos , construindo e de várias outras formas. Uma passagem do profeta Salomão, quando ele estava perto de sua morte ele ordenou que os gênios construíssem um local para que se adorasse Deus, e para que os gênios não parassem de trabalhar, Salomão os vigiava constantemente, e ele ficava apoiado em um cajado, e morreu Salomão apoiado neste cajado, e eles terminaram a construção pensando que ele ainda os observava, e só descobriram que ele havia morrido muito tempo após quando o seu cajado se quebrou e ele caiu.
SERMÃO 23/03/2007