A ADORAÇÃO
A adoração eleva o servo perante o seu Senhor e deve estar presente em todos os nossos atos e em todas as situações em que nos encontramos, conforme a suplica de Abraão que a paz de Deus esteja com ele, que é citada na surata Al An’am nos versículos 162 e 163.
162- Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Deus, Senhor do Universo,
163- que não possui parceiros algum. Tal me tem sido ordenado e eu sou o primeiro dos muçulmanos.
A palavra primeiro, mencionada por Abraão nesse versículo vem com o significado de ser o mais alto grau na adoração, e Deus nos exemplifica com o povo da caverna conforme disse o Altíssimo na surata Al Cahf:
14- E robustecemos os seus corações; e quando se ergueram, dizendo: Nosso Senhor é o Senhor dos céus e da terra e nunca invocaremos nenhuma outra divindade em vez d’Ele; porque, com isso, proferíamos extravagâncias.E eram eles expoentes da sociedade em que viviam na época, possuidores de bens e cargos de relevância, e sacrificaram tudo em função da vida eterna, e todos fazendo a mesma afirmação de que Deus é o criador dos céus e da terra, e como necessitamos dessa afirmação em nossos dias.
E Noé que a paz de Deus esteja com ele, quando rogou para que Deus não deixasse sobre a terra nenhum dos incrédulos, após ter divulgado a mensagem de seu Senhor durante 950 anos para o seu povo e eles não se alteraram, permanecendo teimosos e debochados, e Deus (L.S.) inundou toda a terra e após a inundação o misericordioso ordenou que ela engolisse toda a água, conforme o versículo 44 da surata Hud:
44- E foi dito: Ó terra, absorve as tuas águas! Ó céu, detem-te! E as águas foram absorvidas e o desígnio foi cumprido..., e tudo isso em função da suplica de Noé, quando ele rogou a Deus dizendo, “oh meu Senhor”.
E Moises que a paz de Deus esteja com ele, na passagem quando o Altíssimo lhe discursou na montanha de Al tur dizendo que Ele é Allah criador do Universo, e porque não disse que Ele era o Clemente o Misericordioso? Porque Moises estava amedrontado fugindo do Faraó, era noite e Moises não conhecia o local e fazia muito frio, e Deus querendo que ele se tranqüilizasse nesse momento lhe disse que Ele era o Criador de tudo isso.
E Zacarias que a paz de Deus esteja com ele, quando já se encontrava com idade avançada e não possuindo nenhum filho suplicou a Deus para que não ficasse só, e disse o Altíssimo na surata Máriam:
4-Dizendo: Ó Senhor meu, os meus ossos estão debilitados, o meu cabelo embranqueceu; mas nunca fui desventurado em minhas suplicas a Ti, ó Senhor meu!
5- Em verdade, temo pelo que farão os meus parentes, depois da minha morte, visto que minha mulher é estéril. Agracia-me, de tua parte, com um sucessor!
6- Que represente a mim e à família de Jacó; e faze, ó meu Senhor, com que ele seja complacente! E Deus atendeu a sua suplica, pois Zacarias buscou socorro no Criador do Universo, e o notificou com a vinda de um filho nomeado por Deus de ‘Yehia’, ou como conhecemos por João, e tudo isso em função da adoração de seu servo.
E o senhor dos adoradores Muhamad (s.a.s.), mesmo estando todos contra ele, rogou para que Deus o encaminhasse para um local onde pudesse tranqüilizar seu coração, e onde encontrasse apoio para continuar com a divulgação da mensagem que lhe foi incumbida, e Deus o socorrendo o levou de Meca para Medina, e fez com que aqueles que se refugiaram com ele, e os que o socorreram se tornassem uma força, amparando ao profeta Muhamad (s.a.s.) e possibilitando que ele continuasse com a divulgação da mensagem de Deus, e isso porque ele procurou refugio no seu Criador.
Caro irmão, quando os problemas se acumularem e as doenças e a tristeza recaírem sobre ti, em quem você ira se amparar, quem ira solucionar todos os seus problemas, a não ser Ele o Altíssimo. Portanto se lhe acontecer algo diga ‘oh meu Criador’, pois esta frase alivia o seu coração, e faz com que os problemas se solucionem, e os tornam felizes nesta vida e na próxima.
ARCI. 23/11/2007 – CHEIK YASSER HUSSEIN
O EQUILIBRIO
Deus (L.S.) diz na surata Al Hadid:
20- Sabei que a vida terrena é tão somente jogo e diversão, veleidades, mútua vanglória e rivalidade, com respeito à multiplicação de bens e filhos; é como a chuva, que compraz aos cultivadores, por vivificar a plantação; logo, completa-se o seu crescimento e a verás amarelada e transformada em feno. Na outra vida haverá castigos severos, indulgência e complacência de Deus. Que é a vida terrena, senão um prazer ilusório?
O Islã é sinônimo de organização em todos os setores da vida, e para toda questão ela tem uma solução, portanto é necessário que compreendamos o Islã na sua essência, sem radicalismos e não menosprezando os seus princípios, em todas as questões de nossa vida. Algumas pessoas dizem que o Islã menospreza a vida material e aconselha apenas que pratiquemos adorações, e dedica toda a sua vida somente para a pratica da adoração, e toda a sua vida gira em torno desse principio, e consequentemente não recomendam o licito nem proíbem o ilícito, não trabalham e nem praticam nenhuma atividade social, sendo que essa forma de vida vai contra o sistema de vida que o profeta (s.a.s.) nos recomendou, e isso também é um grande erro na compreensão do Islã e que também acaba causando um desvio na personalidade do individuo.
E algumas pessoas dizem que o Islã só recomenda o trabalho, quando, por exemplo, Deus Altíssimo diz na surata Al Mulk:
15- Ele foi quem vos fez a terra manejável. Percorrei-a, pois, por todos os seus quadrantes e desfrutai das Suas mercês; a Ele será o retorno!
E escutam o dito do profeta (s.a.s.) que nos recomenda que nos protejamos da pobreza e que procuremos trabalhar para o nosso sustento, e essas pessoas acabam se dedicando somente ao trabalho, e ligam a noite com o dia no seu trabalho para obterem dinheiro, e nessa correria esquecem de se voltarem para o seu criador, para a sua família, seus parentes e a sua sociedade em que vive, e isso também é um grande erro na compreensão do Islã e causa também um desvio na personalidade.
Outras pessoas escutam o dito do profeta (s.a.s.) que diz que o crente forte é melhor e mais querido para Deus do que o crente fraco, e o conselho do Companheiro Omar (r.a.a.) que nos recomenda para que ensinemos os nossos filhos a natação, a pontaria e a cavalgar, e consequentemente essas pessoas acabam se dedicando completamente ao esporte, e ficam horas e mais horas praticando, e acabam deixando de cumprir com as suas obrigações, e não praticam as suas orações que é o pilar de sua religião, e por acaso esse é o objetivo do Islã quando recomenda o esporte? Não isso é um erro na compreensão do Islã, que também acarreta um desvio na personalidade das pessoas.
E algumas pessoas escutam o que Deus (L.S.) diz na surata Al A’raf:
32- Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos? E usam isso como pretexto para dizer que querem desfrutar daquilo que Deus lhes agraciou, nos alimentos, bebidas, vestimentas e moradias, e essa pessoa acaba sendo escrava de seus desejos e não conseguindo mais se livrar deles, e é esse realmente o objetivo de Deus com este versículo? Não isso também é um erro na compreensão do Islã, e também acarreta um desvio na personalidade das pessoas.
O Islã está presente em todos os campos da atividade humana, e recomenda para que sejamos ponderados, dosando todas elas na medida certa, como um remédio que tem de ser tomado na dosagem correta para curar os enfermos, porém se essa dosagem for aumentada ou diminuída, ao invés de ajudar, acabara prejudicando. Alcorão sagrado e a tradição do profeta alertam os muçulmanos para esse ponto de equilíbrio em relação a todas essas questões que são ou obrigatórias ou facultativas.
ARCI. 16/11/2007 – CHEIK YASSER hUSSEIN
O ADULTÉRIO
Disse o Altíssimo na surata Al-Isrá:
32- Evitai a fornicação, porque é uma obscenidade e um péssimo exemplo! Hoje o adultério se prolifera em todos os quadrantes do globo, existindo lugares específicos para a sua pratica e sendo incentivada explicitamente por propagandas feitas por pessoas que vão abertamente contra os princípios religiosos e os mandamentos de Deus, e sabemos também que no protocolo dos sábios de sião a sua pratica é incentivada visando a deturpação da moral, e a ser utilizada como um dos meios para dominarem o mundo, e é de conhecimento de todos que no Torá modificado que circula hoje em todo o mundo, mais conhecido como o Velho testamento, alguns profetas são responsabilizados pela pratica do adultério, homossexualismo e beberem bebidas alcoólicas, como por exemplo no capitulo 49 onde acusam o profeta Noé, dizendo que ele bebia ou em outros capítulos onde é dito que os profetas Abraão e Isaac ofereceram suas esposas para o rei dos filisteus Abi Malek, e que o profeta Lot teve relações incestuosas com a sua filha, e que os filhos do profeta Jacó eram adúlteros, e que o profeta Jacó tinha relações com a sua nora Tamará, e acusam também o profeta David de ter relações com a sua vizinha, relação da qual nasceu seu filho e profeta Salomão.
E conforme o relato do Altíssimo no Alcorão Sagrado, a primeira nação que praticou o adultério de forma generalizada, foi a nação do profeta Lot, e o castigo imposto a eles jamais havia sido enviada a nenhuma nação anterior, conforme o relato que Deus faz na surata Hud:
82- E quando se cumpriu o Nosso desígnio, reviramos a cidade nefasta e desencadeamos sobre ela uma ininterrupta chuva de pedras de argila endurecida,
83- Estigmatizadas por teu Senhor; e isso não está distante dos iníquos. E o motivo desse brutal castigo imposto a eles por Deus, foi a pratica do adultério e do homossexualismo, e disse o Altíssimo na surata Al-‘Ankabut:
28- E de quando Lot disse ao seu povo: Verdadeiramente, cometeis obscenidades que ninguém no mundo cometeu, antes de vós.
29- Vós vos aproximais dos homens, assaltais as estradas e, em vossos concílios, cometeis o ilícito! Porém, a única resposta do seu povo foi: Manda-nos o castigo de Deus, se estiveres certo.
30- Disse: Ó Senhor meu, concede-me a vitória sobre o povo dos corruptores!
E o profeta Muhamad (s.a.s.) nos alertou a respeito das obscenidades e nos conscientizou que elas são os principais motivos pelo castigo enviado por Deus, e os principais motivos do surgimento de graves doenças que não existiam antes, disse o profeta (s.a.s.), quando os sintomas das obscenidades surgirem em uma nação, juntamente com eles surgirá doenças jamais vistos anteriormente, e dentre essas doenças na atualidade a principal é a AIDS que amedronta o mundo, se tornando o principal tema nas conversas das pessoas que discutem a respeito dos males que assolam a humanidade, atingindo a situação tamanha gravidade, que foi estipulado um dia mundial para o combate dessa doença.
Esta doença opera dentro do corpo humano destruindo a sua imunidade, e abrindo as portas para que os males se instalem nele, como se ele fosse um país sem exercito para defendê-lo, ficando a mercê de qualquer agressor. Este mal atingi principalmente os adúlteros, usuários de drogas e pessoas que necessitam de transfusão de sangue, e ela é temida por ser uma doença mortal, sendo que o prazo médio de vida de uma pessoa que começa a apresentar os seus sintomas é de dois a três anos, e ainda até os nossos dias ela é incurável.
Porém a verdadeira cura para esse mal não esta na descoberta de remédios para o seu tratamento, e sim nos voltarmos a Deus e nos afastar daquilo que ele nos proibiu, disse o profeta (s.a.s.): A minha nação estará bem até o dia em que as obscenidades se espalhar dentro dela, e se isso se proliferar em seu meio, a punição de Deus será rigorosa, disse o profeta que no dia do juízo final Deus não falara e nem olhara para três tipos de pessoas, e elas sofrerão um terrível castigo, são elas: O adúltero, o mentiroso e o engrandecido, portanto observem que o profeta iniciou esse dito com o adúltero, por se tratar de um pecado gravíssimo e o seu castigo será também rigoroso.
Pedimos a Deus todo poderoso que nos perdoe, e que nos conceda a oportunidade de nos arrependermos de nossos pecados, amin.
ARCI. 09/11/2007 – CHEIK YASSER HUSSEIN
NÓS SOMOS MUÇULMANOS?
Deus Altíssimo diz que a religião para Ele é o Islã. O islamismo não se constitui somente em você praticar as suas orações e ir ocasionalmente para as mesquitas, o islã é o caminho que atende a todas as necessidades do ser humano, em qualquer que seja a sociedade que ele viva, e em todos os tempos, seja ela na política, na economia, na educação e etc., e disse o Altíssimo na surata Al-Máida:
3-... Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islã por religião...
Quem se afasta do verdadeiro caminho do Islã, e se volta para ele apenas em situações que seja de seu interesse, não pode ser considerado um muçulmano autentico, e sim um muçulmano apenas de nome. O verdadeiro Islã consiste em você acatar as ordens de Deus, como nos orientou o profeta Muhamad (s.a.s.) quando disse que ele nos legou duas coisas, e que não nos perderemos se nos apegarmos a elas, são elas o livro sagrado e a sua tradição, e disse o profeta (s.a.s.), que quem me seguir entrara no paraíso, e quem contrariar os meus ensinamentos será excluído dele. Atualmente quando refletimos e analisamos a situação de muitos muçulmanos e o comparamos com o verdadeiro islamismo, constataremos uma grande divergência, perguntamos então, isso é o Islã?
Conforme o versículo do Altíssimo na surata An-Nur:
31- Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que normalmente aparecem;..., e de acordo com o dito do profeta (s.a.s) que diz que o olhar para as mulheres, é como uma flecha do demônio envenenada, e saida Aicha (r.a.a.), quando descreve as virtuosas mulheres de Madina, e roga para que Deus as recompense pela forte fé que possuiam e acatando de imediato todas as ordens enviadas no Alcorão, como por exemplo quando Deus (L.S.) enviou o versículo em que ordenava que as mulheres passassem a usar o hijab, cada um dos companheiros se dirigiu a sua família e lhes leu o versículo, e de imediato as mulheres demonstrando total submissão ao que Deus ordenava, rasgou uma parte de suas vestimentas e se cobriram com elas, e logo em seguida estavam na mesquita prontos para orarem atrás do profeta usando o hijab. Quando refletimos sobre todas essas passagens e as analisamos comparando com a atual sociedade em que vivemos, e vemos as vestimentas que as mulheres utilizam e não conseguimos descriminar uma mulher muçulmana de uma não muçulmana, perguntamos então isso é o Islã?
E disse o Altíssimo na surata Áal-‘Imran:
103- E apegai-vos, todos, ao vínculo com Deus e não vos dividais, recordai-vos das mercês de Deus para convosco, porquanto éreis adversários mútuos e Ele conciliou vossos corações e, mercê de Sua graça, vos convertestes em verdadeiros irmãos;... E o dito do profeta (s.a.s.) quando diz que o exemplo de um crente para com o seu irmão de fé, é como se eles fossem parte de um mesmo corpo, se uma das partes se queixar, todo o corpo se queixará, e outro dito diz que Deus esta com os grupos, e quem se afastar deles estará no inferno. Refletindo sobre a nossa atual situação e a comparando com a dos companheiros do profeta, constataremos uma grande divergência, pois hoje ninguém escuta a opinião de seu irmão, e em nossos corações não existe amor para com os nossos proximos, perguntamos então, isso é o Islã?
E disse o Altíssimo na surata Áal-‘Imran:
104- E que surja de vós uma nação que recomende o bem, dite a retidão e proíba o ilícito. Esta será uma nação bem aventurada. E de acordo com o dito do profeta (s.a.s.) que diz: “Quem de voz presenciar um ato ilícito, tente mudá-lo com suas mãos, se não puder com a sua boca, e se não puder com o seu coração. Quando analisamos a vida na época dos companheiros do profeta, e lemos que eles recomendavam o bem e proibiam o ilícito, e não temiam a não ser a Deus, e comparamos com a vida dos muçulmanos de hoje, constatamos a fraqueza deles hoje diante do ilícito, não conseguindo proibi-los, e ainda por cima acabam concordando com ele, e utilizando como desculpa que a situação os obriga a agir dessa maneira, novamente perguntamos isso é o Islã?
Sim caros irmãos, nós somos muçulmanos a partir do momento que proferimos o testemunho de Deus único e que Muhamad é seu mensageiro e profeta, porém só isso será suficiente para o dia do juízo final? Escute o que disse o profeta (s.a.s.), que ninguém sairá de seu lugar no dia do juízo final até que seja questionado a respeito de quatro itens: A sua juventude como ele a utilizou, a sua vida como ele a viveu, o seu dinheiro como ele o ganhou e onde ele o gastou.
ARCI. 02/11/2007 – CHEIK YASSER HUSSEIN
A BEBIDA ALCOÓLICA
Disse o altíssimo na surata Al bacará:
168- Ó humanos, desfrutai de todo o lícito e do que a terra contém de salutar e não sigais os passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado. E disse também na surata Al A’raf:
157- São aqueles que seguem o mensageiro, o Profeta iletrado, o qual encontram mencionado em sua Tora e no Evangelho, o qual lhes recomenda o bem e lhes proíbe o ilícito, prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo,...
Dentre as modalidades dos atos reprováveis, esta incluso aquilo que consumimos através dos ganhos dos atos ilícitos. São muitos os atos ilícitos, entre eles a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e o fumo. Sabemos que o Islã veio como misericórdia para a humanidade, nos recomendando que sejamos tementes e nos afaste daquilo que ele nos proibiu e tenhamos o corpo, a mente e o coração sãos, para que possamos sentir o verdadeiro prazer da vida.
A posição do Islã em relação à proibição do consumo do álcool é bem clara, e o profeta (s.a.s.) nos orientou e disse que a bebida alcoólica é a mãe dos atos ilícitos. Atualmente os estudiosos vêem o seu consumo como um mal e risco para a humanidade, e o principal causador de varias doenças, entre elas a que afeta o sistema nervoso, o sistema digestivo, o sistema respiratório e o fígado, sendo ela a principal causa da cirrose. Portanto qual será o valor do ser humano, se o seu corpo e sua mente se deteriorarem?
Alguns fatos relatados em jornais nos da à dimensão do poder de destruição das bebidas, um deles relata que certa vez um homem após beber e se embriagar, retornava para a sua casa e cismou que sua esposa o traía, e quando chegou estando totalmente descontrolado pela sua raiva, assassinou a sua esposa e seis filhos que dormiam. Outro fato relatado em jornal diz que um homem retornou para o seu lar totalmente embriagado e suas duas filhas dormiam, e ele deitou com elas e as violentou, esses são alguns dos frutos da bebida alcoólica.
O profeta Muhamad (s.a.s.) nos mostrou os males que o álcool causa, quando relatou a historia de um homem de bem, e uma mulher com o intuito de destruir o seu caráter, o chamou para a sua casa com o pretexto de lhe fazer algumas perguntas, e chegando lá bateu ele na porta e ela o convidou para que entrasse e logo em seguida fechou a porta atrás dele. Lá dentro ele se deparou com a seguinte situação, estava diante de uma bela mulher, uma criança e bebida, e lhe ameaçando a mulher disse que ou ele dormia com ela, ou matava a criança ou tomava a bebida, vendo que as alternativas eram cada uma pior que a outra, optou por tomar a bebida, pensando que era menos grave, porém após beber se embriagou e em seguida dormiu com a mulher e por fim matou a criança, e a opção que ele pensou ser a menos grave, foi a causa de todos os outros males que ele acabou praticando.
Atualmente o mundo todo tenta combater o consumo da bebida alcoólica, e em 1919 os americanos tentando proibir o seu consumo criaram a famosa lei seca. Essa lei proibia o consumo, comércio e a abertura de bares que tivessem a finalidade de comercializá-la, vigorando durante 14 anos, porém os resultados obtidos foram o aumento do consumo e a proliferação dos bares clandestinos, sendo revogada posteriormente por não ter surtido os efeitos esperados, e uma pesquisa recente constatou que 80% dos alunos americanos atualmente bebem.
O Islã administrou esse problema de forma pedagógica e com sabedoria, proibido o consumo das bebidas alcoólicas em varias fases. A primeira fase foi quando Deus (L.S.) disse na surata Al-Bácara:
219- Interrogam-te a respeito da bebida inebriante e do jogo de azar; dize-lhes: Em ambos há benefícios e malefícios para o homem; porém, os seus malefícios são maiores do que os seus benefícios...
Este versículo é o início da proibição das bebidas alcoólicas, pois Deus diz que há benefícios e grandes malefícios, e conforme versículo 33 da surata Al-A’raf, todo malefício ou obscenidades é vedado. O início da segunda fase foi quando em certa ocasião um dos companheiros convidou alguns amigos para sua casa e após comerem e beberem, foram fazer o salet al-mighrib, e o imamm se atrapalhou na leitura das suratas, e Deus (L.S.) enviou o seguinte versículo da surata An-Nissá:
43- Ó fiéis, não vos deis a oração, quando vos achardes ébrios, até que saibais o que dizeis...
Passado algum tempo veio a proibição final, quando em certa ocasião os muçulmanos após se embriagarem, se desentenderam, chegando quase a se matarem, e Deus Altíssimo enviou o seguinte versículo da surata Al-Máida:
90- Ó fiéis, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, as dedicação às pedras e as adivinhação com setas, são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-os, pois, para que prospereis.
Mesmo com todas essas indicações, muitas pessoas questionam a proibição da bebida alcoólica, sem ter conhecimento ou alguma orientação, e dizem que Deus não proibiu que bebêssemos as bebidas inebriantes, e sim que a evitássemos, e dizem ainda que o significado da palavra evitar não é o mesmo significado da palavra pecado, porém a palavra “ijtanibu” que tem o significado de evitar, é mais forte que a palavra pecado, e ela foi utilizada no Alcorão para proibir os grandes pecados, como por exemplo, na surata Ibrahim, quando ele pede para que Deus preserve a ele e a seus filhos evitando que adorem os ídolos, ou em outras passagens onde Deus recomenda que evitemos a mentira. Em relação ao adultério, não há no Alcorão nenhum versículo dizendo que é pecado, e sim para não nos aproximarmos dele, da mesma forma proibiu que nos apoderássemos dos bens dos órfãos dizendo para que não nos aproximarmos dele.
Um dito do profeta Muhamad (s.a.s.) diz que Deus amaldiçoou a bebida alcoólica e quem a bebe, quem a vende, quem a compra, quem a faz, quem a transporta e quem a recebe, e o significado de amaldiçoar é ser excluído da clemência de Deus, exceto para os que se arrependem.
ARCI. 26/10/2007 – CHEYK YASSER HUSSEIN
A PEREGRINAÇÃO
Deus Altíssimo diz na surata Al Hajj:
27- E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar,
E disse o Altíssimo na surata Áal ‘Imran:
97- Encerra sinais evidentes: lá está a estancia de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. A peregrinação `a Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade.
Aquele que não fizer a peregrinação e tiver condições para fazê-lo, estará cometendo uma séria transgressão contra um dos principais mandamentos de Deus, e qual a condição para fazê-lo? A condição essencial é que o individuo possa custear a viagem, a qual compreende transporte, alimento e estadia. Disse o profeta Muhamad (s.a.s.), o Islã se alicerça em cinco pilares, são eles:
1º- Testemunhar que não há Deus a não ser Allah, e testemunhar que Muhamad
é seu profeta e mensageiro.
2º- Fazer as cinco orações diárias.
3º- Pagar o zacat.
4º- Jejuar o mês de Ramadã.
5º- Peregrinar a Casa de Deus em Maka, para quem tiver a possibilidade de ir.
Disse o profeta que Deus nos obrigou a peregrinação, portanto peregrinem, nisso um dos companheiros perguntou-lhe se deveria ser feito todo ano, calou-se o profeta e continuou perguntando o companheiro por três vezes até que profeta respondeu que se ele dissesse sim iria ser obrigatório mesmo que não conseguíssemos cumpri-lo.
A peregrinação a Meca foi cumprida pela maioria dos profetas, entre eles Abraão, Saleh, Hud, Moises e muitos outros. Certa vez o profeta Muhamad (s.a.s.) passava por um vale entre Medina e Meca com seu companheiro Abu Baker, disse o profeta para Abu Baker que por esse vale havia passado Hud e Saleh para fazerem a peregrinação a casa de Deus. Em outro dito do profeta, ele diz que setenta dos profetas de Deus peregrinaram para Meca entre eles Moises.
Omar (r.a.a.) disse que pensou em cobrar uma multa dos muçulmanos que tinham posses e viviam em paises com governos islâmicos, e não fizessem a peregrinação, demonstrando com isso a gravidade desse ato. Portanto caros irmãos este pilar é uma das obrigações do Islã, da mesma forma que o zacat, o jejum e todos os outros.
Um companheiro dos companheiros do profeta, Said Ibin Jubeir disse que se tivesse conhecimento que em seu país, alguma pessoa rica viesse a falecer e não tivesse feito a peregrinação ele não rezaria por ele. Ibin Abass (r.a.a.) relata que o versículo onde Deus (L.S.) diz, “Oh meu Deus me retorne para que possa fazer bons atos”, estes atos são o hajj e o zacat. Certa vez uma mulher carregando seu filho perguntou ao profeta, “oh profeta de Deus, ele pode fazer o hajj?”, disse o profeta que sim e ela teria a recompensa.
Muitas pessoas por não terem condições financeiras, dizem que a peregrinação esta fora de seus alcances e por isso se esquecem dessa obrigação, e acabam não se preocupando em cumpri - lá, no entanto é necessário que todos intencionem fazer o hajj, para que Deus facilite a sua realização.
ARCI. 19/10/2007 - CHEIK YASSER HUSSEIN
O ENGRANDECIMENTO E COMO NOS PROTEGER DELE
Deus Altíssimo diz na surata Al Isrá :
37- E não te conduzas com jactância na terra, porque jamais poderás fendê-la, nem te igualar, em alturas, às montanhas.
O engrandecimento é um mal que faz com que as pessoas não saibam qual o seu verdadeiro lugar na sociedade, e induz às pessoas a pecarem com as dádivas que Deus as privilegiou, por isso Faraó ou ‘Fargun’ não tinha ciência do que dizia quando afirmava que ele era o deus supremo, e não sabia lúcifer ou ‘ibliss’ o que dizia, quando afirmou que era melhor que Adão, e ‘Carun’ se engrandeceu perante Deus quando afirmou que as suas riquezas ele as obteve apenas com a sua inteligência. Por isso caro irmão, se o motivo de sua arrogância for a posição e o status que você ocupa, não se esqueça que foi Deus quem a lhe deu, e ele tem o poder de tirá-lo a qualquer momento, pois se os que ocupavam essa posição não tivessem saído dela, você com certeza não a ocuparia hoje. E se você for dono de riquezas, não se esqueça que elas são riquezas de Deus, e você é responsável pelo seu uso, e posteriormente outros as herdarão, e se você proibir que outras pessoas se beneficiem dela por sua avareza, Deus o punira, e para Ele não fará diferença.
E se o motivo de seu engrandecimento for o seu comércio e os seus bens, você conseguiria dar o sustento de todas as criaturas de Deus em um só dia. Portanto quem é você, oh prepotente, aquele que o tumulo o convoca todos os dias, e lhe diz que ela é a sua morada solitária, ela é a sua morada desconhecida e ela é a morada do aperto, a não ser para aqueles que Deus a alargar. Quem você é para se engrandecer sobre as criações de Deus, se o seu inicio é de um esperma impuro, e o seu fim é uma carniça impura, e você nesse intervalo carrega as impurezas, o seu odor é o do suor, e lhe afeta o menor dos insetos, e lhe mata um simples vírus. Se as pessoas refletissem o que elas carregam em suas entranhas não se vangloriavam, nem os mais novos e nem os mais velhos. Oh aquele que vem da terra e para terra retornará, você será o alimento dos vermes. Deus amaldiçoa todo arrogante egoísta, e diz na surata Al A’raf:
146- Afastarei dos meus versículos aqueles que se envaidecem sem razão, na terra...
O arrogante não reflete que quando ele descrimina, esta esquecendo que a sua origem é conhecida, e o sem fim é igual ao de todos, e o islã condena a descriminação, e o profeta (s.a.s.) diz em um de seus sermões que todos nós viemos de Adão, e Adão veio da terra, e o mais beneficiado por Deus são os mais tementes, portanto nem o dinheiro, nem o status nem a posição que o individuo ocupa podem servir de referência para se classificar as pessoas. Não se orgulhe de sua posição e nem deixe que ela influa em sua temência, pois o islã elevou ‘Salman’ o persa, pela sua fé e humildade, e rebaixou ‘Abu Jahel’ que era de origem nobre e prepotente.
Quantos lideres prepotentes só despertaram com a chegada da morte, e quantos engrandecidos e orgulhosos terminaram com seu prestigio na terra, e tudo que esta em cima da terra, é terra. Não se apóiem em seus suntuosos palacetes e lembre-se que posteriormente os seus ossos se mofarão, e se você vires às dádivas da vida terrena, diga oh Deus a verdadeira vida, é a vida posterior.
O profeta Muhamad (s.a.s.) disse que quando encontrarmos com uma pessoa humilde, seja mais humilde que ela, e quando encontrarmos com uma pessoa engrandecida se engrandeça sobre ela, e essa atitude será considerada como uma caridade, pois estarão com essa atitude os menosprezando e os diminuindo. Portanto caro irmão seja humilde e quem se humilha para o criador do trono supremo Deus o elevará, e faça com que a lembrança de Deus seja um remédio para o seu coração. Disse o profeta Muhamad (s.a.s.), que não entrará no paraíso ninguém que tenha no coração um átomo de arrogância, e ainda em relação ao profeta, disse ele, que quem se arrepende de seus pecados é querido pelo Misericordioso.
ARCI. – 12/10/2007
CHEIK MAHMUD MOHAMAD MOHAMAD HALALL
(ENVIADO PARA O BRASIL – RAMADÃ 1428/SETEMBRO-OUTUBRO DE 2007)
A NOITE DO DECRETO
Disse Deus Altíssimo, na surata Al- Cadr:
1- Sabei que o revelamos, na noite do decreto.
2- E o que te fará entender o que é a noite do decreto?
3- A noite do decreto é melhor do que mil meses.
4- Nela descem os anjos e o espírito, com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens.
5- Ela é paz, até ao romper da aurora!
E disse o Altíssimo na surata Ad- Dukhan:
1- Há, mim.
2- Pelo livro lúcido.
3- Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador,
4- Na qual se decreta todo o assunto prudente,
5- Por ordem nossa, porque enviamos a revelação,
Caros irmãos, Deus (L.S.) nos enviou o Alcorão em uma noite abençoada, ela é a noite do decreto, e ela é uma das noites do mês de ramadã, mês esse que Deus nos ordenou o jejum. Ela é uma noite abençoada por nos discernir o certo do errado, a orientação da perdição e a adoração ao Deus único da idolatria, com o envio do Seu Sagrado Alcorão como misericórdia e orientação para os tementes. Ele nos fez saber que esse é o livro da luz e da elucidação, orientado aqueles que seguirem as suas palavras, e nos tirando das trevas para a luz e nos encaminhando para a senda reta. Por isso ela teve a sua importância elevada valendo mais que mil meses, e como não poderá deixar de ser melhor que mil meses se ela foi o divisor de uma época de intriga, sofrimento e injustiça para a humanidade. Portanto não se impressionem por ela ser uma noite de segurança e paz, e se os muçulmanos a comemorarem na terra, os anjos a comemorarão na terra e no céu.
O profeta nos recomendou que passássemos esta noite orando, louvando, lendo o alcorão e suplicando a Deus todas as nossas necessidades. Disse Albukhari e Muslim, que Abu Huraira (r.a.a.) disse que o profeta Muhamad (s.a.s.), disse: “Quem passar a noite do decreto com fé e esperando a recompensa de Deus, Deus perdoará os pecados que ele cometeu”, por isso Deus não determinou uma data precisa para essa noite, fazendo assim que seus servos se esforcem para alcançá-la.
Aicha (r.a.a.), disse que o profeta (s.a.s.) quando entrava nos últimos dez dias do mês de ramadã, apertava o cinto, mostrando disposição, pernoitando e acordando seus familiares, sendo que a noite mais provável de ser a noite do decreto, são as noites impares. Os companheiros do profeta se esforçavam nos últimos dez dias do mês de ramadã, para que pudessem vivenciar esta noite, seguindo o nosso grande profeta. Eles passavam as noites orando, suplicando e lendo o alcorão, portanto caros irmãos temam a Deus, e conquistem as suas grandes dádivas e as suas recompensas vivenciando estas noites até que vocês obtenham o sucesso, alcançando o paraíso.
Aicha (r.a.a.), perguntou ao profeta Muhamad (s.a.s.), se ela presenciar a noite do decreto o que ela deverá dizer nesta noite? Respondeu o profeta, diga: “Allahuma inaka àfuo karim, tuhib al àfua, faàfu àna” , “oh Allah Tu és o Perdoador Generoso, gosta de perdoar, nos perdoe”. E disse o profeta que quem se arrepende do pecado que cometeu, é como se ele não o tivesse cometido.
ARCI. – 05/10/2007
CHEIK MAHMUD MOHAMAD MOHAMAD HALALL
(ENVIADO PARA O BRASIL – RAMADÃ 1428/SETEMBRO- OUTUBRO DE 2007)
A EDUCAÇÃO DO PROFETA
Deus Altíssimo disse: “E a sua educação, é uma educação grandiosa”.
Aicha (r.a.a.) foi questionada em relação ao comportamento do profeta, e respondeu que o comportamento do profeta era a educação do Alcorão. O profeta tinha a melhor das aparências e a melhor educação. Os companheiros do profeta Muhamad (s.a.s.), perguntaram a Abdu Lah Ibin Omar, quais eram as qualidades do profeta (s.a.s.) que haviam sidas mencionadas no Tora pois havia ele decorado todo o Tora, respondeu Omar: Juro que as qualidades mencionadas no Tora são as mesmas citadas no Alcorão.
O profeta muhamad (s.a.s.) quando suplicava dizia: Allahuma da mesma forma que você com a melhor aparência, me de a melhor educação.
1- COMPORTAMENTO DO PROFETA COM A SUA FAMÍLIA.
O profeta disse que, o melhor de vocês é aquele que é melhor com a sua família. Ele se comportava com a sua família de forma carinhosa e descontraída, brincava e os chamava com nomes carinhosos, ajudava a sua esposa, costurava as próprias roupas e até fazia tarefas caseiras, até disputa corridas com a sua esposa Aicha.
2- COMPORTAMENTO COM AS CRIANÇAS.
Anass Ibin Malek (r.a.a.) dizia que quando o profeta passava pelas crianças as cumprimentava como se fossem adultas, e sentava e conversava com elas.
3- COMPORTAMENTO DO PROFETA COM SEUS EMPREGADOS.
Anass Ibin Malek disse que ele trabalhou para o profeta durante dez anos, e nunca escutou dele nenhum resmungo sequer em relação a eles. Aicha (r.a.a.) disse que o profeta nunca ofendeu e nem agrediu, nenhum empregado ou esposa ou qualquer que fosse a pessoa, a não ser quando estava em guerra pela causa de Deus.
4- A HUMILDADE DO PROFETA
Dizia o profeta para os seus companheiros para que eles não o venerassem como fizeram com profeta Jesus que a paz de deus esteja com ele. O profeta era tão humilde que qualquer que fosse a pessoa, pobre ou rica, que o convidasse ele nunca recusava nenhum convite. O profeta se sentava no chão, falava com as pessoas, as abraçava e as cumprimentava colocando a sua mão nas delas, e só retirava a sua quando eles retirassem as deles.
Dizia o profeta que o seu comportamento era dádiva de Deus, e para quem Deus quer o melhor, Ele da à melhor educação.
O bom comportamento apaga os erros das pessoas da mesma forma que a água derrete o gelo.
ARCI. – 28/09/07 CHEIK YASSER HUSSEIN
OS OBJETIVOS DO RAMADÃ
Deus Altíssimo diz no Alcorão sagrado, na surata Al Bacará:
183- Ó fieis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temai a Deus.
Um relato de Salman Alfares (r.a.a.) diz que o profeta Muhamad (s.a.s.), discursou no último dia do mês de chaàban e disse que nos foi enviado um mês grandioso e abençoado, que possui uma noite que vale mais que mil meses, e Deus nos ordenou o jejum diurno, e a vigia noturna facultativa, e quem praticar bons atos neste mês, é como se praticasse uma obrigação em outros meses, e quem cumprir com uma obrigação, é como se cumprisse setenta obrigações em outros meses, e ele é o mês da paciência, e a paciência a sua recompensa é o paraíso. Este é o mês da solidariedade e o mês que os crentes vêem seus bens prosperarem, quem cortar o jejum de um jejuador, Deus perdoara os seus erros e o livrara do inferno, e ele terá a mesma recompensa do jejuador, sem tirar do mesmo os seus benefícios.
O jejum é uma das grandes adorações que eleva as almas e as deixam imunes para os desejos materiais, e Deus nos prescreveu o jejum como prescreveu para as nações que nos antecederão objetivando que sejamos mais tementes, e o temor de Deus é uma qualidade que reúne todas as virtudes humanas, as externas e internas. Mesmo que tenhamos os instintos naturais de fome, sede e desejos, o jejuador estará acima dessas tentações, e elevando o seu espírito, e se igualando aos anjos a partir do momento que estivermos cumprindo com as ordens de Deus e evitando os pecados e não comendo, nem bebendo e não deixando se levar pelos seus desejos sexuais.
O profeta Muhamad (s.a.s.) nos lembra que o jejum é um motivo para que evitemos o nervosismo e não andemos atrás de conselhos fúteis. Abu Huraira (r.a.a.) relatava que o profeta Muhamad (s.a.s.) dizia que no jejum o individuo tem que ter um bom comportamento, não se alterando, nem fomentando intrigas e nem utilizando linguajar chulo, e se o jejuador for ofendido ou agredido, terá que dizer que está jejuando.
O jejum afasta a avareza do caráter do individuo, e ela é uma lição pratica que nos mostra a fome que os necessitados sentem durante todo o ano, despertando dessa forma o instinto de solidariedade presente em nós e fazendo com que ajudemos os nossos próximos, e o jejum nos ensina a paciência e nos da à disposição. Deus (L.S.) testou os companheiros do profeta (s.a.s.), nesse mês com as maiores batalhas, como por exemplo a batalha de Bader, e as maiores conquistas como a de Meca. Muhamad (s.a.s.) disse que Deus enviou Ramadã como benção e misericórdia para a humanidade, apagando os nossos pecados e acatando as nossas suplicas, e observando os nossos bons atos, e se orgulhando perante os seus anjos de seus servos jejuadores. Portanto mostre para Deus os seus melhores atos, e infeliz daquele que não alcançar nesse mês a sua benção.
Deus deu nesse mês cinco vantagens para esta nação, que não foi concedida a nenhuma nação anterior, são elas:
1º- Na primeira noite do ramadã, Deus observa os jejuadores, e aqueles para quem Ele olhar estarão isento de seu castigo.
2º- Os anjos pedem perdão para os jejuadores durante o dia e a noite.
3º- Deus ordena para que o paraíso se enfeite para seus servos jejuadores, para que descansem do cansaço da vida terrena.
4º- Para Deus o hálito do jejuador é melhor que o aroma de um perfume.
5º- E na última noite, os jejuadores recebem o perdão de Deus da mesma forma que um trabalhador quando termina o seu serviço recebe o seu pagamento.
O profeta aconselhava seus companheiros para que competissem pela pratica do bem e os alertava para evitar a pratica do mal, e conseguissem dessa forma a melhor recompensa de Deus, no dia em que não terá valia nem os seus bens e nem os seus filhos, e sim apenas aqueles que vierem perante Deus com seus corações puros. Abu Huraira (r.a.a.) relata que o profeta (s.a.s.) dizia que quem não deixasse de fomentar intrigas e a pratica de atos ilícitos durante o jejum, para Deus não terá validade alguma o sacrifício da abstenção dos alimentos e das bebidas.
ARCI. 21/09/2007 – CHEIK MAHMUD MOHAMAD MOHAMAD HALALL
(ENVIADO PARA O BRASIL – RAMADÃ 1428)
RECEPÇÃO DO MÊS DE RAMADÃ
Deus Altíssimo diz no Alcorão sagrado, na surata Al Bacará:
185- O mês de ramada foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidencia de orientação e discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número de dias, e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais.
Foi enviado para os nossos corações uma das modalidades do bem, que veio com a finalidade de encaminhar os desviados para a senda reta, e levar para os pecadores o perdão de Deus. O profeta Muhamad (s.a.s.) disse que quando entra o mês de ramadã, se abrem as portas do céu e se fecham as portas do inferno, e os demônios são aprisionados. O significado deste dito é que com o aumento das adorações a Deus neste mês, diminui a disposição para a pratica de atos ilícitos, os demônios são amarrados e impedidos de seduzir o ser humano para os seus desejos mundanos, e quem vencer as tentações tem as seguintes vantagens: Os desejos mundanos diminuem; relembramos mais a Deus, pois os corações se esvaziam para os desejos materiais; o jejum impede que o demônio entre no seu corpo, disse o profeta (s.a.s.) que o demônio anda com o ser humano da mesma forma que o sangue anda em suas veias.
Um dos companheiros dos companheiros do profeta, dizia que quem jejuar, jejuara o ouvido, o olho e a língua dos pecados, e não fará do seu dia de jejum como outro dia qualquer, e quando eles jejuavam se resguardavam o seu jejum ficando nas mesquitas e não falavam de ninguém.
A importância do mês de ramada é tão grande que o Alcorão reservou uma parte só para ele, e este é o mês que temos que aumentar a pratica das caridades, pois era quando o profeta Muhamad (s.a.s.) praticava mais caridades e ele se sentia honrado em poder praticar estes atos nesse mês, e devemos aconselhar e incentivar para que os jejuadores cumpram com as suas obrigações para com Deus. Este é o mês que Deus envia a misericórdia para os seus servos. O profeta disse que Deus tem misericórdia com os seus servos que são misericordiosos.
Quem praticar o jejum e a caridade ao mesmo tempo, conforme o dito do profeta Muhamad (s.a.s.), entrará no paraíso. Perguntou certa vez o profeta aos seus companheiros quem deles havia amanhecido aquele dia de jejum? Abu baker respondeu que ele, perguntou novamente o profeta quem deles havia ido naquele dia a algum enterro? Abu Baker disse que ele, perguntou o profeta quem havia feito alguma doação naquele dia? Abu Baker disse que ele, o profeta perguntou quem deles havia visitado algum enfermo naquele dia? Novamente Abu Baker disse que ele, disse então o profeta que quando todos esses atributos se juntam em uma pessoa ela entra no paraíso.
Por mais que tentemos jejuar corretamente, sempre cometeremos algum erro, e a caridade tem a finalidade de corrigir as falhas que porventura viermos a cometer nesse mês, portanto temos que aproveitar esta oportunidade praticando mais doações e aumentando as nossas adorações.
ARCI.- 14/09/2008
CHEIK YASSER HUSSEIN
RAMADÃ
O jejum foi ordenado no segundo ano da hégira, no mesmo ano em que foi ordenado o “jihad” ou sacrifício pela causa de Deus, sendo que o intervalo entre um e outro foi de seis meses, e após a sua obrigatoriedade o profeta veio a jejuar durante nove anos. Qual a relação entre o jejum e o jihad? O jejum nos ensina o esforço que temos que fazer para vencer as nossas vontades, e se você conseguir superar os seus desejos estará apto a se sacrificar pela causa de Deus e a defender o islã.
Se você pretender defender a sua religião, é necessário que jejue com devoção e seriedade. O jejum foi ordenado em duas etapas, sendo que a primeira foi a fase facultativa ou voluntariosa, pois quando o profeta Muhamad (s.a.s.) chegou a Medina, os judeus jejuavam o dia da “àchura”, que era o dia que Deus havia salvado Moises, que a paz de Deus esteja com ele, e seu povo do Faraó, disse o profeta que tínhamos mais ligação com Moises do que os próprios judeus, e aconselhou que jejuássemos esse dia, mas não nos obrigou. A segunda etapa foi quando ela se tornou obrigatória, a partir do momento que Deus (L.S.) disse, “foi prescrito a vocês o jejum”.
Qual o objetivo do jejum? Deus Altíssimo diz na surata Al-Bácara:
183- Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.
Portanto os principais motivos são para que sejamos mais piedosos e tementes a Deus, e para que quando sairmos deste mês a nossa fé esteja fortalecida, pois se ela ficar inalterada ou mais fraca esteja ciente que seu jejum não foi correto. Qual o sinal que vai nos dizer se estamos jejuando corretamente? Poderemos verificar se estamos jejuando corretamente se observarmos o nosso procedimento, o jejum correto enfraquece a força que o corpo exerce sobre a alma e enfraquece o desejo sexual, e fortalece a sua força de vontade e as suas ligações sociais com seus irmãos muçulmanos.
Verificaremos as vantagens do mês de ramadã no dito do profeta Muhamad (s.a.s.), quando ele diz que nos foi enviado um mês poderoso, que contém uma noite que vale mais que mil meses, onde Deus obrigou o jejum durante o dia, e facultou a vigia noturna, e quem fizer um ato mínimo de caridade neste mês, é como se tivesse cumprido com uma obrigação religiosa, e quem cumprir com uma obrigação religiosa neste mês, é como se tivesse cumprido com setenta obrigações em outros meses, e ele é o mês da paciência, e a recompensa da paciência é o paraíso. Neste mês Deus abençoa e aumenta os bens dos crentes, e quem cortar o jejum de um crente Deus perdoará os seus pecados e lhe dara as mesmas recompensa do jejuador, sem tirar os méritos do mesmo, os companheiros disseram ao profeta, “oh profeta nem todos temos condições para isso”, respondeu o profeta que Allah da estes benefícios para quem cortar o jejum com uma tâmara ou um copo de água ou de leite, e este mês o seu inicio é misericórdia , o seu meio é para nos perdoar, e o seu final é para nos livrar do fogo do inferno.
Segundo um relato do profeta, uma das portas do paraíso se chama “Rayan”, e por ela passará apenas os jejuadores no dia do juízo final e quando o último passar as portas se fechará. O profeta disse que o paraíso se enfeita uma vez por ano para o mês de ramadã, quando entramos nesse mês o paraíso suplica a Deus para que seus habitantes sejam seus servos, e Deus promete para aquele que jejuar este mês com devoção, construir um palácio de ouro, prata e perolas.
Segundo o profeta Muhamad (s.a.s.), Deus (L.S.) disse que todos os atos do ser humano é para ele próprio, só o jejum é para Mim. Quem estiver de jejum não deverá dizer palavras chulas, e se fores ofendido ou agredido devera dizer: “Estou jejuando, estou jejuando”.
Neste mês se programe, em relação à reza, esforces-se para cumprir com as obrigatórias e se possível as facultativas, e de preferência que as obrigatórias sejam realizadas na mesquita.
Em relação ao Alcorão, tente lê-lo varias vezes, escute o que disse o profeta (s.a.s.), para cada letra do Alcorão que lermos, Deus nos recompensara com dez bonificações, portanto se você ler “Bismi Llahi Alrahmani Alrahim”, em árabe são dezenove letras o que valera cento e noventa bonificações. Abdu Llah Ibin Ammer Ibin Al-Àss foi ate o profeta e perguntou em quantos dias deveria ler o Alcorão, o profeta lhe disse que em trinta dias, ele disse que suportava mais que isso, então o profeta lhe disse em vinte, ele disse que queria usufruir de sua juventude, então o profeta lhe disse em quinze dias, disse que suportava mais do que isso, o profeta lhe disse em dez, novamente disse que suportava mais que isso, o profeta lhe disse em cinco dias, Abdu Llah disse que poderia ler em menos tempo, finalmente o profeta disse em três dias e não menos que isso.
Em relação às doações tente ser mais caridoso neste mês, pois o profeta praticava mais caridades no ramadã.Quanto as relações familiares, aproveite este mês e entre em contato com todos os seus parentes, os que estão próximos ou distantes, nem que seja um simples cumprimento.
ARCI. 07/09/07-CHEIK YASSER HUSSEIN
AMOR PELOS PRAZERES MUNDANOS
Deus (L.S.), diz na surata “At tacáçur”
1- A cobiça vos entreterá,
2- Até que desçais aos sepulcros..
O profeta muhamad (s.a.s.), jurava para os seus companheiros que não temia por eles em função da pobreza, porém receava que se o mundo abrisse as suas portas da mesma forma que se abriram para os povos que os antecederão, fizesse com que as suas atribulações mundanas os afastassem das obrigações para com Deus, da mesma forma como os que os antecederão haviam se desviado.
O profeta nunca recomendava algo que não tivesse inserido em sua própria vida, se tornando um exemplo para os seus seguidores, e esse era um dos motivos pelo qual formava homens valorosos, portanto o que escutarmos a respeito do profeta devemos acatar e seguir, disse o Altíssimo: O que o profeta lhes recomendou, façam, e daquilo que ele proibiu se afastem.
Vivemos na época da ganância pelos bens mundanos tais como casas, roupas, automóveis e etc., e os sábios dizem que o ajuizado é aquele que se satisfaz com aquilo que supre suas necessidades. O profeta disse que se o ser humano possuir um vale de ouro, ele gostaria de ter dois, se tiver dois, gostaria de ter três, e não lhe preenchera seu olho a não ser a terra, e Deus perdoa os que se arrependem.
Analisando a vida dos companheiros, constataremos que eles se contentavam com pouco, e a ganância não os dominava, e isso fazia com que eles se aproximassem mais de Deus. Sabemos que é praticamente impossível sermos iguais a eles, no entanto ao menos devemos os ter como exemplos para as nossas vidas.
Certa vez o califa Omar enviou a Zainab, esposa do profeta, uma parte da doação em ouro que ele recebia para distribuir entre os moradores de Medina, e ela sem querer olhar para o conteúdo da doação pediu para que sua empregada distribuísse entre os necessitados e para ela própria, curiosa a empregada perguntou-lhe o motivo da sua atitude, Zainab respondeu-lhe que ouviu o profeta dizer: “Ai daqueles que estocam o ouro”.
Deus permitiu que as mulheres usassem o ouro dentro de um limite, e proibiu totalmente o uso para os homens, porém hoje muitos usam anéis, pulseiras, relógios, colares, cientes de que o seu uso é proibido.
Para entendermos o islã devemos retornar a época do profeta e observar como os seus companheiros viviam, e devemos nos conscientizar que não chegaremos a Deus a não ser pelo caminho de seu profeta e do alcorão sagrado, conforme uma passagem do profeta no alcorão onde ele diz que se vocês gostarem de Deus, me siga e Ele gostara de vocês.
Os companheiros do profeta se importavam sempre em primeiro lugar com suas almas para depois se importarem com seus corpos. Constatamos esse fato em uma passagem de Fátima, filha do profeta, em certa ocasião quando ela e seu esposo Ali estavam sem mantimentos em sua casa, e sabendo que o profeta possuía cinco cabritos ele pediu para que Fátima fosse até seu pai e pedisse para que ele desse algo a eles. Envergonhada, foi até o profeta e lhe perguntou: “Oh profeta de Deus, o alimento dos anjos é louvar a Ele, e qual é o nosso alimento?” O profeta sorriu e entendeu o motivo de sua visita e respondeu, tenho cinco cabritos, e o anjo Gabriel me enviou cinco palavras, qual você escolhe? E mesmo na situação em que ela se encontrava optou pelas palavras, e perguntou quais eram, e o profeta lhe disse que quando acordares de manhã, para dizer: “Alahumma ya awalla al awallin, ya akhira al akhirin, ya rahima almassakin, ya zallkuwat allmatin, irhamina bi rahmatika ya arhama alrahimin” (Oh Allah, o Primeiro dos primeiros, e o Ultimo dos últimos, o que tem misericórdia pelos necessitados, o que tem o poder divino, nos conceda a sua clemência, oh Clemente misericordioso), e Fátima retornou para a sua casa e relatou a Ali o que havia ocorrido e que havia escolhido as palavras, e Ali disse-lhe que esse tinha sido o melhor de seus dias.
Aicha (r.a.a.) relata que o profeta lhe dizia para que batesse na porta do paraíso com a fome.
Certa vez o profeta se encontrou com o seu companheiro Harissa, e perguntou como ele havia amanhecido? Ele respondeu como um verdadeiro crente, o profeta lhe perguntou qual era a prova de sua fé? Ele disse, oh profeta de Deus, o mundo se abriu para mim, porém tenho o ouro e a pedra no mesmo valor, faço vigia a noite e jejuo de dia, e as portas do céu se abriram, e vi quem eram os moradores do paraíso e quem eram os moradores do inferno. Então o profeta lhe recomendou, já que havia conhecido, para que se apegasse mais a sua fé. E o profeta dizia para seus companheiros que se eles quisessem conhecer alguém do paraíso que esteja andando na terra, para que observassem Harissa.
Não estamos afirmando que a pobreza é o melhor meio de vida, mas que se possuírem bens e eles não forem utilizados pela causa de Deus, não será de nenhuma valia para vocês.
ARCI. 31/08/2007
CHEIK YASSER HUSSEIN
AS MESQUITAS
Deus altíssimo diz na surata an-nur:
36-A luz divina brilha nos templos que Deus tem consentido sejam erigidos, para que neles seja celebrado o Seu nome e neles O glorifiquem de manhã e à tarde,
37-Por homens a quem os negócios e as transações não desviam da recordação de Deus, nem da prática da oração, nem do pagamento do zakat.Temem o dia em que os corações e os olhos se transformem,
A mesquita é a casa de Allah e o mais abençoado lugar da Terra, pois nela desce a misericórdia e a luz de Deus. O profeta Muhamad (s.a.s.) disse que o melhor dos lugares é a mesquita, e o pior é onde se pratica o comercio, e a mesquita conforme o dito do profeta Muhamad (s.a.s.), é um pomar do paraíso e ele nos recomendou que quando passarmos nele para que peguemos algo de lá, perguntaram-lhe como? O profeta respondeu que fazendo o “zikir”, ou a recordação de Deus. E disse o Altíssimo que quem constrói as mesquitas são aqueles que crêem em Deus e no dia do juízo final.
A diferença entre quem visita as mesquitas e quem a as constroem, é que quem as constrói vão todos os dias a ela, enquanto os visitantes vão esporadicamente. O profeta muhamad (s.a.s.) disse: Quem construir uma casa para Deus, Deus fará uma casa para ele no paraíso, e o Alcorão nos relata a respeito dos companheiros que se criaram nas mesquitas e adquiriram nela a boa educação e o bom comportamento, por isso as mesquitas são os mais importantes centro das sociedades, pois elas são escolas onde se adquire o bom comportamento, o amor e o perdão.
A importância que as mesquitas ocupam no contexto divino é enorme, e isso se constata a partir do momento que verificamos que o primeiro ato de Adão após Deus telo criado e o enviado a Terra, foi a construção da Caaba, e o primeiro ato do profeta Muhamad (s.a.s.) quando chegou a Medina foi a de construir a mesquita, e o seu primeiro ato quando retornou da viagem noturna foi visitar a Caaba.
A mesquita é a faculdade que ensina o bom comportamento e forma o intelecto do individuo para que ele esteja apto a enfrentar as dificuldades diárias. O profeta nos mostrou que a recompensa de quem freqüenta as mesquitas é imensa, segundo seu dito quem vai para as mesquitas com a intenção de aprender ou de ensinar o bem, tem a mesma recompensa daquele que faz o haj.
Certa vez o profeta se encontrava na mesquita com os seus companheiros em um circulo de ensinamento, quando entrou três homens. O primeiro veio e sentou entre eles, o segundo ficou acanhado e afastou-se um pouco, e o terceiro olhou e se retirou, disse o profeta que o primeiro se aproximou de Deus e por isso Deus se aproximou dele, o segundo se envergonhou e o terceiro rejeitou a Deus e com isso Deus o rejeitou.
Observem que Abu Huraira descreve o verdadeiro papel da mesquita como sendo o centro de ensino, quando certa vez ele estava em uma feira e notou que as pessoas estavam todas entretidas com os problemas relativos ao comercio se esquecendo de adquirirem o conhecimento, Abu Huraira se dirige a eles e diz que enquanto eles se ocupavam com as compras e as vendas, a herança de Muhamad (s.a.s.) estava sendo distribuída na mesquita, e todos deixaram seus afazeres e correram para lá, porém quando chegaram encontrarão apenas círculos de ensinamentos, foram até Abu Huraira e disseram-lhe que não encontrarão nenhuma herança sendo distribuída, ele perguntou o que eles haviam encontrado? Disseram que encontrarão apenas círculos de aprendizados, ele respondeu: Por acaso o profeta deixou algo, além disso, como herança? Pois os profetas não legam jóias ou dinheiros, e sim o conhecimento.
O objetivo das mesquitas é grandioso, ela é o centro para onde se convergem todos os muçulmanos e onde se edifica os sentimentos de irmandade, amor e solidariedade entre eles, e onde se forma a personalidade islâmica do individuo, e nela encontramos a paz para os nossos espíritos. Por isso devemos zelar por este local sagrado e não profaná-lo com práticas materialistas e mundanas que ferem os seus elevados princípios.
CHEIK YASSER HUSSEIN – (ARCI. 17/08/2007)
AL ISRÁ E MIG’RAJ
O profeta Muhamad (s.a.s.) sempre que presenciava a lua de do mês de rajab, ele suplicava a Deus para que abençoasse este mês e chaàban e pedia para que testemunhasse o mês de ramadan.
Analisando os fatos que ocorreram nesse mês, constataremos que o mais importante de todos foi o ocorrido na noite do dia 27, que foi o milagre da viagem noturna e da ascensão ao sétimo céu do profeta Muhamad (s.a.s.), que nos revelou o infinito poder de Allah (l.s.). Deus Altíssimo diz na surata Al-isrá:
1-Glorificado seja Aquele que , durante a noite, transportou o Seu servo, tirando-o da sagrada mesquita em Makka e levando-o à mesquita de Al-acsa em Jerusalém, cujo recinto bendizemos, para mostrar-lhe alguns de Nossos sinais. Sabei que Ele é o Oniouvinte, o Onividente.
As circunstancias em que ocorreram este milagre foi precedida pela seguinte situação:
Havia onze anos que o profeta divulgava a mensagem de Deus em Maka, e sem ter conseguido vencer os obstáculos impostos pelo clã dos coraixitas, dirigiu-se a cidade de Taif, esperançoso de que o povo de lá aceitasse o islã, porém acabou sendo mais rejeitado e humilhado do que em sua cidade natal. Frustrado e triste retornou para Maka, e chegando lá se dirigiu a caaba e fez o “tawaf” (comprimento da caaba) e foi para sua casa e fez a oração da noite e adormeceu. Neste momento desceu-lhe o anjo Gabriel e disse:
- Desperte ó adormecido! E o profeta acordou e perguntou para que Deus o estava convocando? O anjo lhe disse:
- Para lhe perdoar os seus pecados, o profeta lhe disse que isso era para ele, e para a sua nação? Disse o anjo Gabriel:
- O que Deus lhe der aceite. E Deus mandou “Burac”, o cavalo que transportava os profetas com a velocidade de um raio para que levasse Muhamad (s.a.s.). E iniciou-se a viagem de Maka al mucarama até a mesquita deAl-acsa, e de lá até o sétimo céu, e muitos perguntam porque Deus o levou a mesquita de Al-acsa, e não o ascendeu ao sétimo céu direto da mesquita de Maka? Foi para nos mostrar a ligação religiosa entre estas duas mesquitas, e para nos incubir com a responsabilidade de defender estas duas casas.
Quando o profeta chegou nas terras da Palestina, na mesquita de Al-acsa, cento e vinte mil profetas e mensageiros o aguardavam, e quando entrou na mesquita as fileiras se formaram para reza, e o anjo Gabriel o conduziu a frente para que dirigisse a oração, e rezou o profeta Muhamad (s.a.s.) duas rakga (genuflexões), e quando terminou Gabriel lhe disse que atrás dele havia rezado todos os profetas de Deus. Iniciaram-se as palestras e levantou-se Abraão e orou, e após ele, Moises e Jesus, que a paz de Deus esteja com todos, e agradecerão a Deus pelas dádivas dos milagres que lhes foram concedidas e quando terminarão, o profeta muhamad (s.a.s.) levantou-se e agradeceu a Deus por Ele ter lhe enviado o Alcorão, e por ter feito a sua nação a melhor das nações que veio para a humanidade e por ela ter sido a nação da ponderação, e por ter feito dele o último dos profetas, e iniciou-se a ascensão do profeta até o sétimo céu.
E em cada céu ele se encontrava com um profeta, e quando chegou no sétimo ele se encontrou com nosso pai Abraão, e seguiu com o anjo Gabriel até chegarem na “sidrata al-muntaha” (árvore à direita do trono de Deus), e lá o anjo parou e o abandonou, o profeta lhe perguntou: “é aqui que os amigos deixam os seus amigos?” Gabriel lhe respondeu que se ultrapassasse daquele ponto se queimaria, o profeta lhe perguntou se queria que ele pedisse algo para Deus, Gabriel disse que sim, para que Deus permitisse que estendesse as suas asas sobre a ponte do sirat para que a seu povo passasse por ela no dia do juízo final. E continuou o profeta a viagem mergulhando em um oceano de luz e chegou até a presença de Deus, e lá o profeta recebeu inicialmente a ordem para que sua nação orasse cinqüenta vezes por dia, e foram diminuídas até que chegassem a cinco vezes diárias, mas com o valor de cinqüenta, e Deus disse a Muhamad (s.a.s.) que o pedido do anjo Gabriel seria aceito somente para aqueles que gostassem de seu profeta e o seguissem.
Caros irmãos o motivo pelo qual ocorreu “al-isrá e mig’raj” foi um motivo grandioso, e ela foi a reza, pois todas as outras obrigações religiosas Deus as ordenou na terra, porém a grandiosidade da reza fez com que ela fosse ordenada no céu, por isso da mesma forma que Deus a valorizou no céu, nós devemos valorizá-la na terra.
(ARCI. 10/08/07)
A CRENÇA CORRETA
Deus altíssimo diz no alcorão sagrado na surata An-namal:
60-Quem criou os céus e a terra, e quem envia a água do céu, mediante a qual fazemos brotar vicejantes vergéis, cujos similares jamais podereis produzir? Poderá haver outra divindade em parceria com Deus? Qual! Porem, são seres que se desviam.
61-Ou quem fez a terra firme para se viver, dispôs em sua superfície rios, dotou-a de montanhas imóveis e pôs entre as duas massas de água uma barreira? Poderá haver outra divindade em parceria com deus? Qual! Porem, a sua maioria é insipiente.
62-por outra, quem atende o necessitado, quando implora, e liberta do mal e vos designa sucessores na terra? Poderá haver outra divindade em parceria com Deus? Quão pouco meditais!
Allah (L.S.) nos questiona nestes versículos se existe algum deus junto a Ele, e diante está pergunta o ser humano se encontra impotente e fraco, afinal quem criou os céus e a terra? O ser humano tem condições de dizer que foi ele? Não isso é um atributo divino e foge das condições humanas, por isso quando Faraó ou Faràunn dizia que ele era deus, Allah (L.S.) enviou Moisés e Arão para que fossem a ele e lhe perguntassem quem havia criado os céus e as luzes e tudo o que existe neste universo, e quando chegaram a ele, faràunn perguntou a Moisés quem era o seu Deus, e ele respondeu: surata Taha:
50-respondeu-lhe: nosso Senhor foi quem deu a cada coisa sua natureza; logo a seguir, encaminhou-a com retidão!
Calou-se Faràunn, e não conseguiu mais questionar a Moisés.
Quem criou a água? Ela faz parte de todos os seres vivos desde o dia em que são gerados até o dia de suas morte, quem fez com que a água fosse possível beber? Quem criou a água doce e água salgada? Foi o criador de todo o universo, Deus (L.S.).
Certa vez um sábio foi ao califa Harun El Rachid, para lhe falar a respeito de Deus, e pediu para que lhe trouxessem um copo de água e o ofereceu ao califa, porem antes que o califa bebesse a água, perguntou-lhe: Diga por Deus, se você estivesse sedento e não tivesse um copo de água para beber, você trocaria todo o seu reino por este copo de água ou não? O califa lhe disse que sim, pois do que valeria todo o seu reino se ele não tivesse um copo de água para beber. Após ter bebido o sábio lhe perguntou novamente, se este copo de água que você bebeu, fosse impedido a saída dele de seu corpo, você trocaria todo o seu reino para que o seu corpo conseguisse eliminá-lo? Harun El Rachid disse que sim, pois do que valeria todo o seu reino se ele não conseguisse eliminar um copo de água de seu corpo, o sábio lhe disse então, que vantagens têm todo o seu reino se ele não é capaz de fazer com que um copo de água saia de seu corpo?
Quem criou os pomares e as flores com todas as suas cores e formas, seria possível que o mais exímio artista fizesse algo semelhante? Não, a não ser Deus todo poderoso.
Quem atende aos pedidos dos necessitados quando eles invocam por ajuda? É Deus o criador do mundo, foi Ele quem também atendeu as suplicas de Jonas quando estava na escuridão do oceano, foi Ele quem atendeu as suplicas de Moisés quando estava sendo perseguido pelo faraó, e foi Ele quem socorreu Abraão quando foi jogado ao fogo, Ele é Deus o criador de todo o universo.
Um homem foi ao encontro do profeta Muhamad (s.a.s.), e lhe perguntou, para que você esta nos chamando? O profeta lhe respondeu que estava o convocando para que adorasse a Deus, e perguntou se ele sabia quem era? O homem respondeu que não, o profeta disse que quando algo de mal lhe acontece, você invoca a Deus e Ele o protege, se você perder o seu camelo, você o invoca e Ele o devolve, se você se encontra no meio de uma estiagem você suplica a Deus e Ele lhe envia água através da chuva.
Quando o califa Abu Jàfar Mansur estava enfermo, chamou o seu médico particular, especializado no aparelho digestivo, e pediu para que ele o medicasse, porém o seu estado era grave e o medico lhe disse que a hora estava chegando e não havia cura para ela, o califa lhe perguntou cadê os seus remédios? O médico lhe respondeu que às vezes eles surtiam efeitos e às vezes não, Abu Jàfar lhe perguntou o que ele iria fazer então, e seu médico lhe disse que o verdadeiro Médico o estava o chamando para perto Dele, e faleceu o califa. Posteriormente o medico do califa adoeceu do aparelho digestivo, e perguntaram-lhe cadê os seus medicamentos para que se cure, e ele disse que os remédios se foram, e não havia mais tratamento para ele, e veio a falecer, portanto caros irmãos, quem nos envia as doenças é Deus e em suas mãos também se encontra as curas.
Hoje muitas pessoas acreditam que os remédios é quem os curam, porém a cura esta nas mãos de Deus, e os remédios e médicos são apenas meros instrumento para que Ele aja entre nós, portanto devemos implantar esta crença em nossos corações e temer só a Deus, a pedir ajuda a não ser a Ele, e a confiar a não ser Nele, Ele é o meu, o seu, o Deus de todos nós.
(ARCI. 03/08/07)