segunda-feira, junho 02, 2008

O AMOR DE DEUS POR NÓS

Sempre escutamos as pessoas falarem do amor que elas têm por deus, e exemplificam falando histórias de pessoas que se sacrificaram por esse amor, porém é raro escutarmos o contrario do amor que Deus tem por elas. Se soubéssemos o quanto Deus nos ama, a nossa adoração deixaria de ser uma adoração rotineira e passaria a ser uma adoração autêntica, pois a ponte entre as pessoas e Deus é o amor. Deus (L.S.) disse para seu profeta (s.a.s.),” que se alguém tentar prejudicar algum de meus seguidores os quais Eu os ame, Eu os combaterei, e quem quiser se aproximar de Mim, a melhor forma de se aproximar é cumprindo com suas obrigações religiosas, e se quiser que Meu amor por ele aumente é só continuar a praticar as ações facultativas, e se Eu gostar dessa pessoa estarei com ela em todas situações, e se ela suplicar Eu o atenderei, e se pedir a Minha proteção, Eu os protegerei”. Por isso o profeta nos disse que Deus tem mais misericórdia por nós que nossos próprios pais.

Certa vez o profeta Muhamad (s.a.s.) viu uma mulher com seu filho, e ela tentava protegê-lo do sol cobrindo-o, nisso disse o profeta para seus companheiros perguntando-lhes: “Vocês achariam que essa mulher seria capaz de jogar seu filho no fogo?”, foi nessa ocasião que o profeta afirmou que Deus tem mais misericórdia por nós do que os nossos próprios pais, e Ali Ibin Talib quando escutou essa afirmação do profeta disse que se lhe fosse concedido no dia do juízo final fazer o acerto de contas com seus próprios pais ele não aceitaria, e preferiria que deus o fizesse.
A misericórdia de Deus é dividida em cem partes, e Ele nos enviou apenas uma parte, sendo que ela é suficiente para que os pais tenham amor e misericórdia pelos seus filhos e as feras e todos os animais pelos seus filhotes, e deixou para Ele noventa e nove partes. Uma prova do amor de Deus por nós, é que qualquer boa ação é multiplicada por dez, outro sinal de seu amor observamos no início das suratas do sagrado Alcorão, quando Ele diz: “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso”, porém poderia começar dizendo, por exemplo: “Em nome de Deus, o Imponente, o Rigoroso”, o que não seria errado, pois são todos atributos Dele, porém quando Ele diz o Clemente, o Misericordioso esta demonstrando o amor que tem por nós.

Podemos também comprovar o amor de Deus por nós, quando observamos os seus nomes que são noventa e nove, e eles são divididos em três partes, sendo que a primeira parte é referente ao seu poder, e eles são muitos, a segunda parte é referente à sua misericórdia que são mais ainda, e a terceira parte é referente ao seu descontentamento com seus servos, e elas são apenas três, e isso prova o quanto Deus nos ama. Disse o profeta (s.a.s.) que Deus (L.S.) escreveu abaixo de seu trono: “A minha misericórdia chega antes que meu descontentamento”.
Comprovamos também o amor de Deus por Khadija esposa do profeta, quando ela estava em seu leito de morte e Deus enviou o anjo Gabriel ao profeta Muhamad (s.a.s.) , e disse-lhe para que transmitisse a ela os seus cumprimentos e lhe prometendo um palácio no paraíso, como sinal de Seu amor por ela. Poderemos saber se Deus gosta de nós através de quatro pontos:
1º - Se formos religiosos.
2º - Se as praticas das adorações forem facilitadas para nós.
3º - Se a pratica dos pecados forem dificultados.
4º - Se gostarmos, em função de Deus, dos crentes, e nos afastar dos descrentes.

ARCI. 30/05/2008 – CHEIK YASSER HUSSEIN

sexta-feira, maio 09, 2008

A IMPORTÂNCIA DA MÃE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Disse o Altíssimo na surata Al Isrá:

23 – O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas.

24 – E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de mim, criando-me desde pequenino!

E disse ainda na surata Al Ahcaf:

15 – E recomendamos ao homem benevolência para com seus pais...
Quando nos deparamos com um filho educado e de bom caráter, damos os créditos da criação para os pais, e quando encontramos um filho malcriado da mesma forma culpamos os pais por aquela educação, portanto os pais sempre acabam sendo responsabilizados pela criação dos filhos, sendo ela boa ou ruim. E como sempre dizemos que o pai esta ocupado com seu trabalho, não que isso sirva como desculpa, o ônus da criação acaba ficando a cargo das mães, e por isso que os sábios dizem que atrás de um grande homem existe uma grande mulher, porém não devemos confundir essa mulher como sendo a esposa, e sim a mãe.
Os sábios dizem que a criança é como uma pagina em branco e sua mãe a ira preencher com sua educação, e a criança vê nela um espelho, onde ira copiar e imitar os seus atos. O Alcorão nos relata a passagem da mãe de Maria mãe de Jesus, na surata Aal ‘Imran:

35 – Recorda-te de quando a mulher de Imran disse: Ó Senhor meu, é certo que consagrei a Ti, integralmente, o fruto do meu ventre; aceita-o, porque és o Oniouvinte, Sapientíssimo.

E quando Deus determinou que a criança em seu ventre fosse uma menina, ela se desculpou com Deus, pois pretendia que fosse um menino para poder servir pela sua causa, conforme o versículo seguinte da mesma surata:

36 – E quando concebeu, disse: Ó Senhor meu, concebi uma menina. Mas Deus bem sabia o que eu tinha concebido, e um macho não é o mesmo que uma fêmea. Eis que a chamo Maria; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a tua proteção, contra o maldito Satanás.

Quem determina o sexo dos filhos é Deus, e a esposa de Imran pretendia ter um filho que fosse servo de Deus, porém as meninas eram descriminadas no meio em que viviam, e não era permitido a elas entrarem nos templos, mesmo assim sua mãe a batizou com o nome de Maria que no idioma siriano significa “a serva”, e assim a educou para que servisse a Deus, e seu tio o profeta Zacarias, que a paz de Deus esteja com ele, quando observou a boa educação e a boa índole de sua sobrinha, suplicou para que Deus lhe desse um filho com a mesma criação, conforme o versículo 38 da mesma surata:

38 – Então, Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, concede-me uma ditosa descendência, porque és Exorável, por excelência.

A mãe atenta presta atenção a todos os seus atos com seus filhos, não mentem para eles, nem mesmo por brincadeira. Em uma passagem do profeta Muhamad (s.a.s.), certa vez quando estava na casa de Abdo Lah Ibin Amer, sua mãe estava o chamando, e depois de chamá-lo por duas vezes, ela disse: “Vem que eu te dou um presente”, o profeta perguntou o que ela iria dar para ele, ela respondeu que uma tâmara, o profeta lhe disse que se ela não desse nada iria ser computado uma mentira para ela, e posteriormente isso também ensinaria as crianças também a mentir. Podemos ver no Alcorão dois exemplos de criação, o primeiro é do profeta Ismael que foi criado pela sua mãe Hajar, que juntamente com ele foi deixado no deserto pelo seu pai, o profeta Ibrahim, e quando o seu pai disse que havia sonhado com Deus lhe ordenando para que o sacrificasse, de imediato ele disse para que fizesse o que Deus lhe ordenava, e outro exemplo é o filho do profeta Noé, que também foi criado pela mãe, e quando Noé o convocou para que ele fosse com ele na arca, rejeitou dizendo que iria se refugiar nas montanhas, e acabou morrendo afogado, portanto concluímos que as mães são as principais responsáveis pela criação de seus filhos.

E essa mãe que se esforça e se dedica passando muitas vezes noites em claro, tentando dar a melhor educação e a melhor criação para eles, merece apenas um dia de reconhecimento por ano, ou devemos reconhecê-la todos os dias?

ARCI. 09/05/2008 – CHEIK YASSER HUSSEIN

A NÃO PRECIPITAÇÃO

A NÃO PRECIPITAÇÃO

Disse o Altíssimo na surata Al Furcan:

63 – E os servos do Clemente são aqueles que andam pacificamente pela terra e, quando os insipientes lhes falam, dizem: paz!

Certa vez o profeta Muhamad (s.a.s.) enviou Walid Ibin Ùkba para a tribo de Bani Mustalak para que arrecadasse o zakat, e quando estava ele nas imediações da aldeia toda a tribo saiu para recepcioná-lo, porém Walid quando os viu todos juntos se dirigindo ao seu encontro, concluiu de forma precipitada que eles haviam abandonado o islã e estavam o atacando, receoso Walid retornou para Medina e foi ao encontro do profeta e lhe comunicou o ocorrido. O profeta enviou então Khaled Ibin Walid acompanhado de um exercito, com o intuito de sondar qual era a verdadeira situação daquele povo, porém o profeta frisou para que ele não os atacasse de imediato e nem tirasse conclusões apressadas, chegando às imediações Khaled Ibin Walid foi até eles a sós e verificou que todos faziam as orações e seguiam fielmente as leis islâmicas, retornou ao profeta e relatou o que havia visto, e afirmou que todos eram crentes, posteriormente Deus (L.S.) enviou o seguinte versículo da surata Al Hujjurat:

6 – Ó fiéis, quando um ímpio vos trouxer uma notícia, examinai-a prudentemente, para não prejudicardes ninguém, por ignorância, e não vos arrependerdes depois.

Em outra ocasião o profeta enviou Ossama Ibin Zaid com outros companheiros para um povo para divulgar o islã, e eles não aceitaram a mensagem e os atacaram, e um dos agressores acabou subjugado por Ossama, e quando viu que iria ser morto por ele, começou a gritar “la ilaha illa Lah”, por várias vezes, mesmo assim Ossama o executou. Quando retornou relatou o ocorrido ao profeta, e contrariado o profeta perguntou como que ele havia o matado após proferir o testemunho, Ossama disse que talvez ele houvesse testemunhado por medo e não por ter se convertido, mesmo assim o profeta ficou indagando por varias vezes como que ele o havia matado após proferir o testemunho, nesse momento Ossama se arrependeu profundamente, portanto a sua precipitação o fez cair no arrependimento.

Portanto não devemos nos equivocar em nossos atos para que não venhamos a errar desnecessariamente e nem nos arrependamos posteriormente. Os sábios dizem que os estudantes que respondem de forma apressada sem refletir antes nas respostas, acabam respondendo na sua maioria de forma incorreta, portanto aquele que não se precipita acaba atingindo o seu intento.

O muçulmano que pratica as suas orações com concentração e devoção, as pratica sem se apressar, e aquele que se apressa nas suas orações e nas suas suplicas, Deus as rejeita, pois elas acabam sendo feitas de formas incorretas, e o profeta nos recomendou para que orássemos e suplicássemos pausadamente para que Deus as aceite. Disse o profeta (s.a.s.), que a reflexão é de Deus e a precipitação é do demônio, e disse ainda que duas qualidades que Deus aprecia em seus servos é a paciência e a não precipitação.
Caros irmãos não devemos ser precipitados em nenhuma de nossas atividades, a não ser quando tivermos que acatar as ordens de Deus, e como disse o nosso profeta para que não nos precipitemos em nada a não ser no trabalho pela religião de Deus, e disse o Altíssimo na surata Aal ‘Imran:

133 – Emulai-vos em obter a indulgência do vosso Senhor e um paraíso, cuja amplitude é igual à dos céus e da terra, preparado para os tementes.

ARCI. 02/05/2008 – CHEIK YASSER HUSSEIN